segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Começa a 2º etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite


O Programa Nacional de Imunização (PNI), realiza, do dia 9 até o dia 20 de agosto, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A meta da SMS é atingir 95% da população infantil de zero a cinco anos, do município.

A campanha é coordenada, em todo o País, pelo Ministério da Saúde, e terá seu Dia D, em 14 de agosto. Este ano, além de intensificar a imunização das crianças em locais como supermercados e shoppings – como o Maceió Shopping, que terá uma equipe de vacinadores das 10 às 22h na próxima sexta-feira (13) – a campanha buscará, neste mesmo dia, sensibilizar pais e responsáveis com uma carreata, que percorrerá as ruas da cidade a partir das 15h, saindo da Unidade de Saúde Hamílton Falcão, no Benedito Bentes II e seguindo pela Via Expressa e pelo Jacintinho até a sede da Secretaria Estadual de Saúde, parceira nesta ação.

A DOENÇA

A poliomielite, ou “paralisia infantil”, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo. Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989.

A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos seus componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando a mesma apresenta febre acima de 38º, vômitos ou diarreia.

O Brasil, assim como toda a América Latina, já recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de que não há circulação do vírus da poliomielite no território nacional. Essa vitória sobre o vírus ocorreu, sobretudo, pelas campanhas e dias de vacinação, realizados desde a década de 80.



Neilton Ferreira c/ Assessoria

Nenhum comentário: