domingo, 29 de agosto de 2010

III Amostra Arte Cultural de Campo Alegre termina com sucesso



Durante dois dias, sexta-feira 27 e sábado 28 de agosto foi realizada em Campo Alegre a III Amostra Arte Cultural do município em comemoração a semana do folclore.

O evento que foi realizado pela Prefeitura Municipal fruto da parceria entre as secretarias de Agroindústria e Comércio, Cultura e Educação, em comemoração ao dia do folclore, apresentou as mais diversas manifestações artísticas culturais, fazendo uma viagem pela cultura alagoana e brasileira, apresentados os folguedos, manifestações e costumes populares.

Na abertura do evento o secretário de cultura Carlos Olodum destacou a importância de apoiar e dar oportunidades aos talentos artísticos do município para manutenção das raízes culturais do povo. As secretárias Nádja Maria e Lucinha também falaram da importância da Amostra.

Entre as apresentações dos grupos culturais das escolas, o pastoril, frevo, forró, carimbó, capoeira, balé.

Um dos grandes momentos do evento foi à apresentação da Banda Fanfarra do município, que a cada apresentação orgulha os campoalegrenses.
Além dos artistas locais o evento contou ainda com a participação do Grupo teatral Sururu de Capote de Maceió que realizou uma apresentação que destacou a diversidade cultural alagoana.

Durante a amostra houve ainda a exposição de varas obras artesanais confeccionadas por artesões do município, que durante os dois dias mostraram seus trabalhos chamando a atenção de vários visitantes do evento.

No encerramento dos dois dias de Amostra aconteceram shows musicais que fecharam as apresentações, na sexta-feira show com a banda campoalegrense Só Swing, e no sábado show com a Pura Sedução.




por Blog do Márcio José

Fotos: Neilton Ferreira

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Família e autoridades procuram menor desaparecido em Campo Alegre


Autoridade e familiares procuram desde a manhã de ontem o estudante Jair Bruno da Silva de apena 12 anos, que saiu de casa por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira 25 de agosto e até o momento não voltou para casa.

Segundo relatos de familiares o menor saiu de casa sem falar para onde estava indo. Depois de procurar por vários pontos da cidade juntamente com membros do Conselho tutelar do município, foi colhida a informação de que ele teria passado em um estabelecimento de jogos de vídeo games e teria afirmado que estava indo para Maceió, onde de lá seguiria para Mato Grosso encontrar seu pai.

O menor reside na Avenida Municipal nº 1055 em Campo Alegre, quando saiu de casa trajava camiseta de cor vermelha, bermuda Azul claro e calçava sandálias havaianas.

Os familiares aflitos pedem que quem tiver alguma informação sobre o paradeiro do menor entrar em contato pelos telefones: 99122749, 32751210 e 96059813.




por Blog do Márcio José

Começa amanhã a 3ª edição da Amostra Arte Cultural de Campo Alegre


Começa amanhã a 3ª edição da Amostra Arte Cultural de Campo Alegre. O evento está programado para dá início às 16 h dessa sexta-feira 27, e tem como comemoração o Dia do Folclore.

A III Amostra Arte Cultural de Campo Alegre contará com apresentações culturais, exposição do artesanato e da arte local e ainda shows de artistas locais.

Entre as apresentações destaque para a Banda Fanfarra do município e a Banda Filarmônica que estarão se apresentando na abertura e no encerramento do projeto.

O secretário de Cultura Carlos Olodum também já confirmou a participação do grupo cultural SURURÚ DE CAPOTE que já se apresentou em Campo Alegre durante o Projeto CARAVANA CULTURAL realizado em parceria com o governo do estado.


Realização:

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de agroindústria e comércio, em parceria com a Secretária Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de educação e outras secretarias municipais e com todo apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre ADM: Unidos Para Crescer.





por Neilton Ferreira c/ Blog do Márcio José

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

25 de Agosto Dia do Soldado

O Dia do Soldado é instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão e, aos 40, marechal-de-campo.

Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império.

Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população).


Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias — o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

Ao optar pela carreira de soldado, o jovem aprende valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre inúmeros outros que orientarão suas atividades dentro e fora da caserna. É também uma chance de conhecer, iniciar-se ou aperfeiçoar-se em uma profissão, pela qual será remunerado como qualquer outro trabalhador da classe, com a diferença de estar servindo à nação.

No nosso país, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) e fazer uma série de testes depois dos quais é convocado um percentual dos inscritos. Em muitos países, este alistamento é voluntário.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Hoje é o Dia do Aviador Naval

A história da Aviação Naval Brasileira se inicia em 23 de agosto de 1916, com a assinatura do decreto de criação da Escola de Aviação Naval (EAvN), pelo então Presidente Wenceslau Braz, sendo ela a primeira escola de aviação militar do Brasil e, portanto, o berço de nossa aviação militar.

Nesses anos de existência, a Aviação Naval vem traçando um trajetória marcada pelo pioneirismo e bravura, lembrando que apenas dez anos após o primeiro voo do 14Bis por Santos Dumont, a Marinha do Brasil já fazia história com a aeronave Curtiss F 1916, iniciando a conquista da operação aérea em proveito dos meios da Esquadra.

Fatos que vão desde a realização do primeiro deslocamento aéreo no Brasil, passando pela participação na 1ª Grande Guerra, integrando o 10° Grupo de Operações de Guerra da RAF, até os dias atuais, nas operações com asa-fixa embarcada no Nae São Paulo (A12), o que coloca a MB em um seleto grupo dentre as marinha do Mundo.

A Aviação Naval se faz hoje presente em todo o território nacional, desde a Amazônia Azul até a Verde, através de seus Esquadrões Distritais (HU-3 em Manaus-AM, HU-4 em Ladário-MS e o HU-5 em Rio Grande-RS) e dos demais Esquadrões (HI-1, HU-1, HU-2, HA-1, HS-1 e VF-1) que formam o complexo aeronaval de São Pedro da Aldeia, que ainda compreende o Comando da Força Aeronaval.

domingo, 22 de agosto de 2010

Moradores da Rua São João ficam transtornados com acúmulo de lixo na rua


Moradores da Rua São João reclamam do grande acúmulo de lixo deixado pelos garis na rua. Eles passam recolhendo o lixo varrido e em seguida deixa em um local para que o carro de coleta passe recolhendo, só que esse lixo fica esposto por muitos dias, causando então uma revolta, já que muitos moradores jogam lixo orgânico e outras coisas mais no mesmo local, causando também um cheiro desagradável.

Eu gostaria de saber por que eles sempre deixam lixo aqui perto desse terreno. Eles sabem (os garis) que aqui tem casas e que o mau cheiro pode causar doenças as nossas crianças. – Disse uma moradora da Rua São João.

Tentei entrar em contato com o responsável pela limpeza pública e não tive êxito.





por Neilton Ferreira

sábado, 21 de agosto de 2010

Acidente envolvendo van de passageiros deixa oito pessoas feridas na BR


Um acidente envolvendo uma van de transporte alternativo de passageiros, placas MVI 6308/AL e um trator, deixou um saldo de oito pessoas feridas. A colisão ocorreu no KM 134 da BR 101, no trevo de acesso à cidade de São Miguel dos Campos.

Segundo relatos do condutor da van, identificado por Genildo, o trator teria realizado uma manobra errada, o que provocou o acidente. “Ele saiu do acostamento e entrou direto na pista”, contou.

Ainda segundo o motorista, uma carreta vinha à sua frente o que o impossibilitou de ter uma visão melhor do trator. Uma testemunha que esperava transporte às margens da BR confirmou as informações do condutor da van. “Quem ia bater no trator era a carreta, o cara da carreta livrou e sobrou pra van”, relatou.

Genildo, que disse sempre fazer esse percurso de Campo Alegre com destino a Maceió, não sofreu nenhum ferimento. “Eu buzinei e tentei livrar, mas estava muito em cima, a van bateu, rodou e caímos na ribanceira”, completou.

O motorista do trator não foi encontrado no local para contar sua versão.

Informações do Corpo de Bombeiros são de que oito pessoas foram socorridas, uma delas em estado grave. “O senhor que está mais machucado está sendo encaminhado na unidade aérea para o HGE”, esclareceu um dos médicos do Samu. A vítima não teve o nome informado.

Outras seis pessoas foram encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos. Uma senhora, que não teve o nome informado foi transportada por uma unidade terrestre do Samu para o HGE.

Até o momento deram entrada na SC de São Miguel: Francisco Praxedes de Lima – Alexssandro Torres da Silva – Elidia Pereira Santos; estes, segundo informações da SC devem ser encaminhados para o HGE.


Acesse www.alagoasultimahora.com.br e veja mais fotos





por Alagoas Última Hora com JC SMWEB

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Os pescadores de votos já estão lançando suas redes na cidade carinho


Candidatos já começam suas visitas no interior do estado, a procura de votos. Campo Alegre não é diferente e os pescadores de votos lançam suas redes em busca daquilo que mais lhe interessa. A primeira a vim aqui na cidade foi a candidata a deputada federal Célia Rocha que há duas semanas atrás fez caminhada pelas principais ruas da cidade, a bola da vez é o candidato e radialista Alves Correa que faz hoje sua caminhada em busca dos seus votinhos.

Quem será o próximo amigo a visita nossa querida Campo Alegre em busca de preciosos votos, o povo, porém não é besta não e sabe que o nossos amigos não visitam nossa cidade quando estão lá ( no poder ) e ainda tem a cara de pau de vir aqui, isso é constrangedor. - Disse um eleitor.




por Neilton Ferreira

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ginásio de Esportes será fechado para reforma

A Secretaria Municipal de Esportes publicou em vários pontos da cidade um comunicado informando o fechamento do Ginásio Municipal de Esportes que passará por uma reforma.
O secretário de esportes Alvinho Guimarães informou que a reforma deverá iniciar nos próximos dias.



por Blog do Márcio José

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Começa amanhã a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV


Começa na próxima terça-feira (17) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Às terças-feiras, quintas e sábados serão veiculados os programas dos candidatos à Presidência e à Câmara dos Deputados e às segundas, quartas e sextas-feiras, a exibição será dos concorrentes na disputa pelos governos estaduais, do Distrito Federal, ao Senado, e às assembleias legislativas.

“Esse será o período de consolidação do voto. O horário eleitoral gratuito é a maior fonte de informação do eleitor e tem mais efeito sobre pessoas que não tem firmeza dos seus votos.”


Ao todo, serão veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado (às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão – horário de Brasília), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os três principais candidatos à presidência, Dilma Rousseff (PT) é a que tem maior tempo de exposição nos programas, com 10 minutos e 38 segundos. José Serra, do PSDB, terá 7 minutos e 18 segundos para expor suas propostas e Marina Silva, do Partido Verde, 1 minuto e 23 segundos.




por Neilton Ferreira com Assessoria

sábado, 14 de agosto de 2010

Ginásio de Esportes é uma vergonha para os atletas

Foi postada aqui no meu Blog uma matéria sobre o ginásio de esporte, onde na ocasião eu tratei de falar que em breve o mesmo passará por uma reforma, entrei em contato com secretário de esportes Alvinho Guimarães, onde na oportunidade ele me falou que a solicitação para a reforma está em andamento, mais os atletas não param de me procurar para reclamar da falta de respeito que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores têm para com os mesmos.

Precisamos de uma resposta, isso não pode ficar assim, ou os órgãos responsáveis fecham logo o ginásio ou ele vai desmoronar sobre nós. Quando está no período das eleições eles abem ir de casa em casa atrás de votos, e não tem coragem de ver o estado que se encontra o único ginásio que nós temos. – Disse um dos atletas que me procurou na noite desse sábado 14.



por Neilton Ferreira

Crianças de até 5 anos devem ser vacinadas neste sábado contra a poliomielite

A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.

A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.

Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença. Quando apresenta a doença, pode desenvolver paralisia flácida (permanente ou transitória) ou, eventualmente, evoluir para o óbito. A poliomielite não tem tratamento específico.

* O modo de aquisição (porta de entrada) do poliovírus é oral (transmissão fecal-oral ou, raramente, oral-oral).

* O período entre a infecção com o poliovírus e o início dos sintomas (incubação) varia de 3 a 35 dias.

* Mais de 95% das infecções são assintomáticas ou têm poucos sintomas (subclínicas). A relação entre o número de casos sem sintomas e os que desenvolvem paralisia flácida é de cerca de 200:1.

* As manifestações iniciais são parecidas com as de outras doenças virais. Podem ser semelhantes às infecções respiratórias (febre e dor de garganta, "gripe") ou gastrointestinais (náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação -"prisão de ventre"- ou, raramente, diarréia).

* Menos de 2% das pessoas infectadas apresentam paralisia flácida. A paralisia geralmente começa entre 1 e 10 dias depois dos sintomas iniciais e progride por 2 a 3 dias.

* Entre 1 e 2% das pessoas que desenvolvem sintomas apresentam meningite, sem desenvolver paralisia flácida.

* Entre os casos que desenvolvem paralisia flácida, 2 a 5% das crianças e 15 a 30% dos adultos evoluem para o óbito.

* Desenvolvendo ou não sintomas o indivíduo infectado elimina o poliovírus nas fezes, o qual pode ser transmitido para outras pessoas por via oral. A eliminação é mais intensa 7 a 10 dias antes do início dos sintomas, mas o poliovírus pode continuar a ser eliminado durante 3 a 6 semanas.

* A transmissão do poliovírus ocorre mais freqüentemente a partir do indivíduo assintomático.


Situação da poliomielite no Brasil
O último caso de poliomielite paralítica no Continente Americano ocorreu no Perú em agosto de 1991. Em 1994, uma Comissão Internacional atestou a eliminação da transmissão do poliovírus selvagem no Continente, o primeiro a eliminar a poliomielite. No Brasil, o último caso de poliomielite com o vírus selvagem ocorreu em 1989, e o país recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994. A cobertura vacinal no Brasil atingiu 89% da população alvo em 1997 (Tabela), sendo feita aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. Além disso, no Brasil é realizada anualmente uma Campanha Nacional de Imunização, na qual são vacinadas crianças com até cinco anos, o que aumenta a cobertura contra a poliomielite.


Cobertura com a vacina oral contra a poliomielite no Brasil: 1993 - 1997
Cobertura - 1993 - 91%
Cobertura - 1994 - 89%
Cobertura - 1995 - 83%
Cobertura - 1996 - 78%
Cobertura - 1997 - 89%
Fontes: Ministério da Saúde, OMS

A poliomielite ainda ocorre em várias partes do mundo (África, Subcontinente Indiano), e o movimento global de pessoas tem crescido vertiginosamente nos últimos anos. Existe, portanto, uma ameaça constante de reintrodução do poliovírus selvagem em países como o Brasil, de onde a doença já foi eliminada, o que torna mandatória a vigilância continuada dos casos de paralisia flácida e a manutenção dos programas de imunização para a poliomielite.


Recomendações para o viajante
A poliomielite pode ser evitada através de vacinação e medidas de prevenção contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos. Existem dois tipos de vacinas
, a Sabin (oral, com vírus atenuado) e a Salk (injetável, com vírus inativado). O Cives recomenda às pessoas com viagem programada para áreas de risco para poliomielite, que:

* Atualizem seus esquemas vacinais contra poliomielite, independentemente da idade (criança ou adulto).

* Adotem medidas de prevenção contra outras doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos (cólera, febre tifóide, hepatite A, hepatite E).

* Atualizem a vacina contra febre amarela (validade de 10 anos) e outras doenças imunopreveníveis (como sarampo).

* Utilizem medidas de proteção individual contra a malária (paludismo), doença endêmica no Continente Africano e Subcontinente Indiano, contra a qual não existem vacinas disponíveis.

* Em países que estiveram ou ainda estão em guerra, não andem por áreas desabitadas ou evitadas pela população local, pelo risco acidentes com minas terrestres explosivas.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Prefeitura cobra alta taxa de abastecimento de água segundo moradores


Moradores das Ruas Santa Luzia, Santo Antonio, Padre Cícero e Boa Vista reclamam da taxa de água cobrada pela prefeitura, isso porque a tão sonhada água não chega às torneiras das casas, cerca de 70% das famílias pegam água em uma espécie de buraco feito na calçada de suas casas, mais não é todos os moradores que se beneficia desse buraco, ficando assim sem poder pegar água.

Tentamos entrar em contato com o órgão responsável pela cobrança da taxa que é no valor de R$ 10.00 mais não conseguimos, enquanto isso cerca de 20 moradores reivindicava melhorias no abastecimento de água nas residências. Eles cobravam que a mesma construíssem uma cisterna na casa daqueles mais necessitados e efetuassem a cobrança da taxa nesse mesmo valor. Levaremos a reivindicação ao órgão responsável e tentaremos comunicar aos moradores o que será feito.




por Neilton Ferreira

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Trabalhador pode receber abono salarial a partir de hoje

Quem trabalhou com carteira assinada pelo menos 30 dias em 2009 e recebeu, em média, dois salários mínimos tem direito de receber o abono salarial. O pagamento do benefício começa hoje e vai até 30 de junho de 2011.

De acordo com o calendário de pagamento, os trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) nascidos em julho e os servidores públicos inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), com matrícula terminada em 0 e 1, podem sacar o benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 510), a partir desta quarta-feira. O dinheiro estará disponível nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco do Brasil (BB).

A partir do dia 18 de agosto podem sacar o PIS, nas agências da Caixa, trabalhadores nascidos em agosto e a partir do dia 25, os nascidos em setembro. Os servidores inscritos no Pasep, com matrículas terminadas em 2 e 3, podem sacar o abono a partir do dia 17 deste mês nas agências do BB.

A expectativa do Ministério do Trabalho é de que sejam beneficiados com o abono salarial 18,4 milhões de trabalhadores, o que representa R$ 9,4 bilhões.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ginásio de Esporte causa medo aos usuários


O ginásio de esportes de Campo Alegre está um verdadeiro caos, é que a estrutura do mesmo não trás segurança aos que ali freqüenta. Atletas reclamam do estado precário do ginásio e teme um desastre ainda maior, já que a parte metálica do ginásio pode causar um dano maior aos que fazem uso do ginásio.

Entramos em contato com o secretário de Esporte e Lazer Alvinho Guimarães, ele falou que uma empresa fez a espessão de todo o ginásio, faltando apenas uma solicitação que dentro de no máximo duas semanas a mesma estará em suas mãos. Com isso a tão sonhada reforma do ginásio de esporte está ainda mais próxima de ser realizada graças a agilidade e o trabalho do secretário e toda sua equipe. Ficamos então aguardando o desfecho dessa reforma que beneficiará a população de nossa cidade



por Neilton Ferreira

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Começa a 2º etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite


O Programa Nacional de Imunização (PNI), realiza, do dia 9 até o dia 20 de agosto, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A meta da SMS é atingir 95% da população infantil de zero a cinco anos, do município.

A campanha é coordenada, em todo o País, pelo Ministério da Saúde, e terá seu Dia D, em 14 de agosto. Este ano, além de intensificar a imunização das crianças em locais como supermercados e shoppings – como o Maceió Shopping, que terá uma equipe de vacinadores das 10 às 22h na próxima sexta-feira (13) – a campanha buscará, neste mesmo dia, sensibilizar pais e responsáveis com uma carreata, que percorrerá as ruas da cidade a partir das 15h, saindo da Unidade de Saúde Hamílton Falcão, no Benedito Bentes II e seguindo pela Via Expressa e pelo Jacintinho até a sede da Secretaria Estadual de Saúde, parceira nesta ação.

A DOENÇA

A poliomielite, ou “paralisia infantil”, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo. Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989.

A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos seus componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando a mesma apresenta febre acima de 38º, vômitos ou diarreia.

O Brasil, assim como toda a América Latina, já recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de que não há circulação do vírus da poliomielite no território nacional. Essa vitória sobre o vírus ocorreu, sobretudo, pelas campanhas e dias de vacinação, realizados desde a década de 80.



Neilton Ferreira c/ Assessoria

domingo, 8 de agosto de 2010

Feliz dia dos pais...


Mensagem aos Pais

A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado. A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado. A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.

Amamos vocês!



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Catolicismo é a a religião que iremos estudar na postagem de hoje


O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. Segunda algumas estatísticas recentes, cerca de um bilhão de pessoas professam ser adeptas ao catolicismo e têm o Brasil e o México como os principais redutos de convertidos a essa mesma religião. De fato, as origens do catolicismo estão ligadas aos primeiros passos dados na história do cristianismo.

Em sua organização, o catolicismo é marcado por uma rígida estrutura hierárquica que se sustenta nas seguintes instituições: as paróquias, as dioceses e as arquidioceses. Todas essas três instituições são submetidas à direção e ensinamentos provenientes do Vaticano, órgão central da Igreja Católica comandado por um pontífice máximo chamado de Papa. Abaixo de sua autoridade estão subordinados os cardeais, arcebispos, bispos, padres e todo o restante da comunidade cristã espalhada pelo mundo.

Esse traço centralizado da administração eclesiástica católica acabou promovendo algumas rupturas que, de fato, indicam a origem da chamada Igreja Católica Apostólica Romana. Uma das primeiras e fundamentais quebras de hegemonia no interior da Igreja ocorreu no século XI, quando as disputas de poder entre o papa romano e o patriarca de Constantinopla deram origem à divisão entre o catolicismo romano e o catolicismo ortodoxo.

As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo. Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma. A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final.

A liturgia católica reafirma sua crença através dos sete sacramentos que simbolizam a comunhão espiritual do fiel junto a Deus. Entre esses sacramentos estão o batismo, a crisma, a eucaristia, a confissão, a ordem, o matrimônio e a extrema-unção. A missa é o principal culto dos seguidores do catolicismo. Neste evento, celebra-se a morte e a ressurreição de Cristo; e o milagre da transubstanciação onde o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo.

Segundo consta nos ensinamentos católicos, a origem de sua igreja está relacionada ao nascimento de Jesus Cristo, líder judeu que promoveu uma nova prática religiosa universalista destinada à salvação de toda a humanidade. Após a morte de Cristo, a principal missão de seus seguidores era pregar os ensinamentos por ele deixados com o objetivo de ampliar o conhecimento de suas promessas. Nessa época, os primeiros cristãos tiveram que enfrentar a oposição ferrenha das autoridades romanas que controlavam toda Palestina.

Entretanto, a crise do Império Romano e a franca expansão dos praticantes dessa nova religião acabaram forçando o império a ceder a essa nova situação no interior de seus territórios. Por isso, ao longo do século IV, o catolicismo se tornou a religião oficial do Império Romano, favorecendo enormemente a expansão dessa religião ao logo de uma vasta região compreendendo a Europa, a África e partes do mundo oriental. Com isso, a Igreja adentra os últimos séculos da Antiguidade com expressivo poder.

Durante a Idade Média, a continuidade do processo de conversão religiosa se estendeu às populações bárbaras que invadiram os domínios romanos e consolidaram novos reinos. Entre esses reinos, destacamos o Reino dos Francos, onde se institui uma íntima relação entre os membros do clero e as autoridades políticas da época. A partir de então, a Igreja se tornou uma instituição influente e detentora de um grande volume de terras e fiéis.

A grande presença do catolicismo durante o período medieval começou a sofrer um expressivo abalo quando os movimentos heréticos da Baixa Idade Média, e séculos depois, o Movimento Protestante, questionaram o monopólio religioso e intelectual de seus clérigos. Nessa mesma época, a Igreja reafirmou suas concepções de fé por meio da Contra-Reforma, a instalação da Inquisição e a expressiva participação na conversão das populações nativas encontradas no continente americano.

Entre os séculos XVIII e XIX, o poder de intervenção da Igreja em questões políticas sofreu uma grande perda com a eclosão do ideário iluminista e o advento das revoluções liberais. A necessidade de instalação de um Estado laico favoreceu uma restrição das atividades da Igreja ao campo essencialmente religioso. Paralelamente, o surgimento do movimento comunista também estabeleceu outra frente de refutação ao catolicismo quando criticou qualquer tipo de prática religiosa.

No século XX, a Igreja sofreu uma profunda renovação de suas práticas quando promoveu o Concílio de Vaticano II, acontecido durante a década de 1960. Nesse evento – que mobilizou as principais lideranças da Igreja – uma nova postura da instituição foi orientada em direção às questões sociais e injustiças que afligiam os menos favorecidos. Essa tônica social acabou dando origem à chamada Teologia da Libertação, que aproximou os clérigos das causas populares, principalmente na América Latina.

Ultimamente, a ascensão de autoridades mais conservadoras na alta cúpula da Igreja enfraqueceu significativamente esse tipo de aproximação. Em contrapartida, existe um forte movimento que ainda insiste na mudança de alguns preceitos, como o celibato entre os clérigos e o uso de métodos contraceptivos. Com isso, vemos que a trajetória dessa instituição foi marcada por várias experiências que a transformaram ao longo do tempo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vamos conhecer um pouco do Candomblé


O candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em que os negros desembarcaram para serem escravos. Nesse período, a Igreja Católica proibia o ritual africano e ainda tinha o apoio do governo que julgava o ato como criminoso, por isso os escravos cultuavam seus Orixás, Inquices e Vodus omitindo-os em santos católicos.

Os orixás para o candomblé são os deuses supremos. Possuem personalidade e habilidades distintas bem como preferências ritualísticas. Estes também escolhem as pessoas que utilizam para incorporar no ato do nascimento podendo compartilhá-lo com outro orixá caso necessário.

Os rituais do candomblé são realizados em templos chamados casas, roças ou terreiros que podem ser de linhagem matriarcal quando somente as mulheres podem assumir a liderança, patriarcal quando somente homens podem assumir a liderança ou mista quando homens e mulheres podem assumir a liderança do terreiro. A celebração do ritual é feita pelo pai-de-santo ou mãe-de-santo, que inicia o despacho do Exu. Em ritmo de dança o tambor é tocado e os filhos-de-santo começam a invocar seus orixás para que os incorporem. O ritual tem no mínimo duas horas de duração.

O candomblé não pode ser igualado à umbanda, pois são diferentes. No candomblé, não há incorporação de espíritos já que os orixás que são incorporados são divindades da natureza enquanto na umbanda as incorporações são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação. Existem pessoas que praticam o candomblé e a umbanda, mas o fazem em dias, horários e locais diferentes.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Budismo


É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda. A religião budista tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.

Quem foi Buda?

Siddhart Gautama, o Buda, nasceu no século VI a.C., em Kapilavastu, norte da Índia, que hoje corresponde ao Nepal. Ele era um príncipe, logo após seu nascimento seus pais o levaram ao templo para ser apresentado aos sacerdotes, surgiu um senhor sábio que havia dedicado sua vida toda à meditação longe da cidade, esse tomou o menino em suas mãos e profetizou; "este menino será grande entre os grandes. Será um poderoso rei ou um mestre espiritual que ajudará a humanidade a se libertar de seus sofrimentos". Após essa profecia os pais de Siddhart resolvem criar o filho super protegido para que esse não optasse por estudos filosóficos como foi profetizado, aos dezesseis anos ele se casou com sua bela prima Yasodhara, desse relacionamento nasceu seu único filho, Rahula. Porém, sempre se mostrou curioso com a vida fora dos portões do palácio, por fim, em um belo dia decidiu descobrir o que havia do outro lado. Siddhart se chocou com a realidade de seu povo, aos 29 anos decidiu buscar uma solução para aquilo que afligia seu coração: o sofrimento humano, abriu mão de sua família e foi em busca de uma resposta. Foi nesse caminho que ele se tornou Buda, o iluminado.
Fundou a doutrina budista, cujo principal conceito é de que as respostas do homem se encontram em seu interior.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Hoje iremos falar sobre Ateísmo (2° postagem sobre Religiões)


Ao falar sobre o ateísmo, muitos tendem a simplificar tal ideia ao simples conjunto de pessoas que simplesmente negam a existência de um ou vários deuses. Contudo, o desenrolar dessa questão está cercado de âmbitos mais complexos marcados pela postura e os pressupostos que definem as diferenças entre cada um dos descrentes. Dessa forma, podemos apontar que o ateísmo se desdobra em formas múltiplas de se reconhecer e agir em um mundo desprovido de deuses.

Para alguns ateus, a inexistência das divindades não se limita ao mero espectro de se colocar presença dessas em dúvida. Além de não acreditarem em Deus, muitos ateus defendem que seja possível – por meio de argumentos racionalmente constituídos – comprovar a ideia de que os deuses e sua realidade espiritual não sustentam a criação do mundo em que vivemos. Dessa forma, os integrantes do chamado “ateísmo forte” abraçam o desenvolvimento de um diálogo avesso à existência divina.

Em contrapartida, existem alguns ateus que encaram o ponto da insistência divina como uma opção de âmbito pessoal. Ao invés de se lançarem ao extenso simpósio vinculado ao tema, os representantes do “ateísmo fraco” limitam o abandono às divindades enquanto postura calcada em opções próprias. Sendo assim, estes ateus não se dispõem a participar ativamente do entrave existente entre os partidários da presença de Deus no mundo e os já citados ateus fortes.

Considerados por muitos como um desdobramento do ateísmo fraco, ainda podemos falar sobre a existência dos agnósticos. Os partidários dessa concepção preferem não se comprometer em uma posição rígida sobre o assunto. Para estes, não existem argumentos suficientemente maduros para que a inexistência de Deus seja terminantemente comprovada. Da mesma forma, não se convencem definitivamente que seres espirituais regem o processo existencial mundano.

Ao observar tantas modalidades do pensamento ateu, podemos ver que a questão pode girar em torno das mais variadas nuances. Ser ateu não implica necessariamente em atacar ou desprezar os demais indivíduos que se apegam à presença divina. De tal forma, observamos que assim como as formas de ver a interferência de Deus no mundo variam entre as diferentes religiões, a forma de se encarar a ausência divina também está cercada por um rico corolário de concepções e posturas.



Amanhã saberemos um pouco sobre o Budismo.


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Você conhece as Religiões? Adventistas é a primeira religião que vamos falar


Em 1863, a Igreja Adventista do Sétimo Dia foi criada por pessoas que através de estudos da Bíblia passaram a compreender a palavra de Deus e seus propósitos desligando-se das coisas terrenas. Foram liderados por Ellen Gould Harmon que restaurou a fé de algumas pessoas que se viram frustradas por William Miller. Este, pregava a vinda de Cristo e estabelecia a data que isso ocorreria fazendo com que as pessoas tivessem expectativas quanto a este dia que não viram. Eram aproximadamente 100.000 pessoas que se reuniram para aguardar a vinda de Cristo, o que não ocorreu.

Ellen, por sua vez, restaurou a fé dessas pessoas continuando a pregar a volta de Jesus Cristo utilizando a Bíblia para comprovar que não se sabe o dia e a hora de tal fato. Desde então buscam levar a mensagem da vinda de Jesus Cristo para o mundo, atentando as pessoas para que se prontifiquem para este encontro que pode ocorrer a qualquer momento, já que as profecias descritas na Bíblia que antecederiam a vinda de Cristo já estão se cumprindo.

Acreditam nas sagradas escrituras inspiradas por Deus;
No Deus Triúno;
Deus Pai como criador de todas as coisas;
Deus Filho encarnado em Jesus Cristo;
Deus Espírito Santo como fonte de inspiração, realização da encarnação e redenção;
A criação do mundo e de tudo o que nele há por meio de Deus;
A natureza humana semelhante a de Deus;
O conflito travado entre Jesus e Satanás;
A trajetória de Jesus Cristo como homem obediente e temente a Deus
Além de outras.

Seguem rigorosamente os ensinamentos bíblicos como guardar o sábado, não ter vícios, não comer algumas espécies de carne, utilizar o batismo como confissão de fé bem como a santa ceia como símbolo de comunhão entre o homem e Deus e tantas outras.



Amanhã você vai saber um pouco sobre Ateísmo.

O que os Jovens acham da Política de hoje?


Próximo do pleito eleitoral, o momento é propício para debater a relação dos jovens com a política. As eleições se aproxima e o voto jovem é de extrema importância para o resultado das eleições. A lembrança dos últimos escândalos parece não afetar a consciência e propicia ainda mais uma análise coerente dos que há pouco se inseriram nas decisões políticas nacional. Em seus depoimentos podem ser rotulados de tudo, menos de alienados e desinteressados.
Com a descontração característica da idade, falam sem rodeios sobre suas preocupações e expectativas, dando uma mostra de que sua geração não está disposta a deixar passar a oportunidade de colocar o país no rumo certo. Muitos acreditam que a solução para o progresso seja baseada na formação educacional. Também apostam num aumento da consciência política como forma de fortalecer a voz da sociedade na escolha de seus governantes e representantes.
Intercalando gírias com palavras de ordem, compõem um discurso que não apresenta, em nenhum momento, ignorância sobre o assunto e estão prontos para dizer o que pensam através do voto nas próximas eleições.
A frustração parece pertencer aos mais velhos, que se acomodaram ou desistiram de lutar. Mas, a reação dos jovens é um sinal de que nossa democracia está avançando.


Ao contrário do que muita gente imagina, os estudantes do ensino médio compõem uma parcela significativa da população votante e mantêm os olhos bem abertos, avaliando com clareza os vários cenários que compõem o quadro político atual, marcado pela crise política que atinge o nosso país há muito tempo.

Viva são Estevão. Você o conhece?

Estevão era italiano, de origem romana e seu pai se chamava Júlio. Não se tem registro de mais nada sobre sua família. Ele viveu no século II, quando a Igreja estava estremecida pela crise interna e sofria com as perseguições impostas aos fiéis, pelos imperadores de Roma. Ele foi eleito sucessor do Papa Lúcio I e o primeiro com este nome. O seu pontificado foi marcado, no início, por um período de paz, concedido aos cristãos, pelo então imperador Valeriano e, depois, pelos inúmeros problemas internos, que dividia os sacerdotes católicos na ocasião.

A Igreja estava dividida quanto ao tratamento a ser dado aos "lapsi", como eram chamados os fiéis que renegaram Jesus Cristo, abandonando a Igreja com medo do martírio no período das perseguições e que depois arrependidos queriam retornar ao Cristianismo. Este era o árido terreno que dividia o clero entre rigorosos e indulgentes.

Nesta época, dois Bispos da Espanha, ambos "arrependidos", desejavam voltar ao Cristianismo. Os cristãos concordavam que fossem aceitos, mas apenas como simples fiéis. Estes, porém, queriam ser aceitos como antes, na condição de Bispo e à frente das mesmas dioceses. Ambos, enganando o Papa Estevão I, reassumiram os postos, dizendo à todos que tinham a sua autorização. Houve então muita confusão e revolta em toda a Igreja, que se espalhou da Espanha alcançando o norte da África, onde o Bispo de Cartago era o grande Cipriano, hoje venerado como Santo.

Estevão I, teve de enfrentar toda a rejeição daquela decisão, que não havia sido sua, por parte de Cipriano que, de Cartago, liderou um movimento de revolta contra ele. O seu pontificado se complicou ainda mais quando em 257, a Igreja inteira voltou a ser perseguida pelo imperador Valeriano, que endureceu o governo, na tentativa de manter o Império unificado na guerra contra a Pérsia.

No dia 02 de agosto de 257, o Papa Estevão I morreu martirizado na sede da Igreja em Roma. Encontramos, esta narração no Martirológio Romano, que diz: o Papa Estevão I, celebrava o Santo Sacrifício da Missa, quando repentinamente apareceram alguns soldados. Corajoso continuou firme diante do altar celebrando os santos mistérios. Foi morto e alí mesmo o decapitaram.

As perseguições continuaram violentas por todas as regiões do Império, chegando no ano seguinte na África, onde o Bispo Cipriano também foi decapitado, na sua diocese de Cartago. As relíquias de São Estevão I, foram encontradas na Sepultura dos Papas, no Cemitério São Calisto, em Roma. Em 1682, seu corpo foi transferido para a Catedral da cidade de Pisa, na Itália. A sua veneração litúrgica foi designada para o dia de sua morte.

domingo, 1 de agosto de 2010

1º de Agosto - Dia Mundial da Amamentação

Amamentação - o remédio mais potente da natureza



Dia 1º de agosto marca o Dia Mundial da Amamentação, mas a reflexão é sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido e o vínculo que a amamentação proporciona.

Toda mulher ouviu do seu médico, durante toda a gestação, a importância da amamentação, quais as vantagens para ela e o bebê, ensinou como dar o peito nos primeiros dias. As avós, tias e amigas incentivam ressaltando o gesto como o mais lindo e completo entre mãe e filho. E estão absolutamente certas!

Um mito que deve ser banido é o leite fraco. NÃO existe leite materno fraco. Cada mãe produz o leite que seu bebê precisa e na quantidade certa. O organismo da mulher só precisa regular a quantidade de leite nos primeiros dias depois do parto.

Hoje as informações são difundidas em sites, revistas e jornais, entrevistas na mídia eletrônica e pelas sociedades médicas. Então, é fácil para o casal entender que o leite materno protege contra doenças alérgicas, diversos tipos de câncer, desnutrição, diabetes mellitus, doenças digestivas, doenças crônicas meningites, sarampo e outras doenças infecciosas, e promove melhor padrão cardio-respiratório durante a alimentação, melhor resposta às imunizações e melhor equilíbrio emocional.

No consultório muitas mulheres reclamam que tem pouco leite ou dificuldade de amamentar. É importante que o companheiro participe desse ambiente favorável na hora da mamada. Às vezes a mãe de primeira viagem está cansada e insegura, aquelas mulheres com mais filhos ocupada com a casa e as outras crianças; por isso o pai deve - sempre que possível - participar da hora da amamentação, oferecendo carinho à esposa e ao bebê e até criando um momento interativo com outros filhos.

Na hora em que a mamãe estiver amamentando, o pai pode levar líquidos como água e suco para a sua esposa. Isso é um sinal de atenção. O período de amamentação requer a ingestão de bastante líquido.

A mulher que pode doar o leite excedente para um banco de leite, doa vida e amor. Muitas mulheres não podem amamentar, outras têm seus bebês em UTI neonatal e necessitam de leite materno. Saiba como isso é importante: o leite humano tem 250 fatores de proteção já comprovados, enquanto o leite artificial ou formulado possui zero.





por Neilton Ferreira