terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Campo Alegre realizou a 1ª Conferência Municipal sobre transparência e controle social


O município de Campo Alegre Alagoas, sediou nesta terça-feira 24 de Janeiro, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O evento foi realizado na Escola Municipal João Paulo II, e contou com vários participantes, entre representantes da sociedade civil, dos conselhos de política pública e do poder público municipal, além de convidados e observadores.

A Consocial de Campo Alegre foi aberta pela Secretária de Educação do município, Nadja Maria Azevedo, onde também o prefeito Maurício Tenório e o presidente da Câmara de vereadores Benedito Roberto usaram da palavra durante a abertura.

A Coordenadora - Executiva da 1ª Consocial / AL, Larissa Oliveira, apresentou o painel de contextualização, expondo o tema da Consocial: ”A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”, e a metodologia do encontro. O Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Studart, também falou sobre a importância da Consocial, das conferências que estavam ocorrendo em todo o país e da participação proativa de todos nos grupos. Na oportunidade ele parabenizou o prefeito pela efetiva participação na Conferência.

Eixos Temáticos

Durante o processo conferencial foram debatidos quatro eixos temáticos: a promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

A 1ª Consocial de Campo Alegre foi concluída com a priorização das propostas e a eleição de dez delegados que representarão o município na etapa estadual, marcada para acontecer em 30 de março de 2012, na capital de Alagoas.

Nenhum comentário: