terça-feira, 28 de setembro de 2010

Candidatos participam de debate da TV Gazeta nesta terça-feira


Teotonio Vilela, Fernando Collor, Ronaldo Lessa, Mário Agra e Jeferson Piones vão apresentar ao eleitor suas propostas para AL


A TV Gazeta realiza hoje debate entre os candidatos ao governo do Estado. Durante 1 hora e 35 minutos Teotonio Vilela (PSDB), Fernando Collor (PTB), Ronaldo Lessa (PDT), Mário Agra (PSOL) e Jeferson Piones (PRTB) vão poder apresentar ao eleitor suas propostas para Alagoas. O debate começa logo após a novela Passione, da Rede Globo, por volta das 22 horas.

Vinte e cinco profissionais de jornalismo, além de equipes técnica, de marketing, segurança e pessoal administrativo foram mobilizados para que tudo ocorra com a máxima eficiência.

Pela manhã, logo após o programa Bom Dia Alagoas, começa a montagem do cenário, que é padrão global para todos os Estados. No final da manhã também chega a Maceió o jornalista Alexandre Garcia, que será o mediador do debate. À tarde, ele se reúne com a direção de jornalismo da TV Gazeta e, duas horas antes do início do debate, estará nos estúdios da emissora para a preparação final.

“Toda a equipe está envolvida para que tudo corra bem”, afirma a diretora de jornalismo da TV Gazeta, Maria Goretti. “Como eleitora, minha expectativa acredito ser a mesma do eleitor alagoano, que os candidatos apresentem propostas de como enfrentar os problemas mais crônicos no Estado”, ela observa, ao ressaltar: “Que objetivo do debate seja a discussão das propostas e soluções de problemas para Alagoas. Que não partam para o campo pessoal”.

Pelo formato do debate, Goretti acredita que o nível da discussão deverá, de fato, seguir o caminho da apresentação de propostas. “Serão cinco blocos. Dois com temas determinados sobre educação, saúde, segurança pública, habitação, entre outros, sorteados pelo mediador”, informa Maria Goretti. De acordo com os temas sorteados, as perguntas serão elaboradas pelos candidatos e feitas entre si.

A escolha dos 12 temas que serão incluídos na urna ficou a cargo da produção da TV Gazeta.

Os outros dois blocos, ressalta a diretora da TV Gazeta, serão livres. “Cada candidato escolhe a quem e o que perguntar. O último bloco será para considerações finais”.

Segundo Goretti, as regras do debate foram elaboradas pelo matemático Oswald de Souza, para que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez por bloco.

Esperado com expectativa por candidatos e eleitores, o debate da TV Gazeta é uma tradição que se repete a cada eleição. O formato e a padronização são marcas registradas. Expectativa ainda maior por causa do resultado das pesquisas de intenção de votos, que aponta para um empate técnico entre Teotonio Vilela, Fernando Collor e Ronaldo Lessa. “O debate sempre contribui com o processo, obviamente que depende muito da performance do candidato”, observa Maria Goretti.

A diretora informa ainda que a partir das 18 horas haverá mudança no trânsito da Ladeira da Catedral. O fluxo de veículos será desviado para a Rua Ângelo Neto. Para isso, a TV Gazeta obteve autorização do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

O debate vai ser transmitido simultaneamente pelas rádios Gazeta-Maceió, Gazeta AM Pão de Açúcar, Gazeta FM Arapiraca e Palmeira FM, de Palmeira dos Índios.






Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário: