sexta-feira, 30 de abril de 2010

30 de Abril é o dia nacional da Mulher


Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional da Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher.

Derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos.

No último século, o movimento feminista contribuiu imensamente para a efetivação das conquistas das mulheres. Embora muito tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, já que os homens ainda detêm a hegemonia em diversos setores sociais. As politicas públicas ainda devem muitos feitos à população feminina.


Prova da necessidade de maior reconhecimento da mulher é a própria institucionalização de uma data-homenagem; se a sociedade efetivamente tivesse incorporado a idéia de que os dois sexos estão em pé de igualdade, não haveria necessidade de se criar um dia para lembrá-la; seria uma atitude inútil e redundante.

A busca incessante por um lugar ao sol está apenas começando. As mulheres seguem às voltas com os mais variados tipos de violência: no lar, no trabalho e na sociedade. São vítimas, na maioria das vezes silenciosas e indefesas, de agressões físicas, sexuais e psicológicas de todos os tipos e intensidades. E de outras tantas formas de violência, bem mais sutis, embora não menos perversas, como a desvalorização no mercado de trabalho (recebendo salários sempre menores do que os homens que exercem as mesmas funções), as dificuldades de ascensão a postos de comando (nas empresas e na política) e a dupla jornada, entre outras tantas.

Ao contrário do que se possa pensar, não é necessária uma "Guerra dos Sexos" para que o quadro de injustiças se reverta. Sem destituir-se de sua feminilidade, as mulheres podem engajar-se numa luta forte, mas não necessariamente agressiva. Provar ao mundo que não é necessário se revestir de um invólucro masculino para intimidar seus oponentes. A força feminina é suave e poderosa por si só.

A história de lutas e conquistas de tantas mulheres, muitas delas mártires de seu ideal, no decorrer de quase dois séculos, leva a humanidade a iniciar um novo milênio diante da constatação de que ela buscou e conquistou seu lugar. Mais que isso, assegurou seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Hoje é o dia da sogra


As Sogras, tratam-se de uma figura extremamente polêmica, mas que faz ou fará parte na vida de qualquer pessoa que realmente quer ter um relacionamento sério. O dia dela é festejado no dia 28 de abril, pertinho do dia das mães. Os sentimentos para essas mulheres são realmente intensos voltados tanto para o bem quanto para o mal.

Há sogras de vários tipos e a melhor é aquela que não se interfere no relacionamento por mais que sinta vontade. Para a felicidade daqueles que sonham em ter um casamento, mas que quando se lembram das sogras pulam pra trás na hora, porque acham que essas sogras só irão se meter na vida do seu namoro.


Bem, esse tipo já não está mais fazendo parte deste mundo globalizado, pois por incrível que pareça as sogras que só sabem se meter na vida dos filhos estão perdendo seus status. Este problema abrange mais o mundo feminino, pois como todo mundo sabe os homens são sempre mais dependentes das mães, e as mães muito mais de seus filhos, e com isso quem sofre a perda do filho são elas e quando vêem que eles estão conquistando outra pessoa que tomará o seu lugar e que irá tirar o seu filho do seu lado ficam muito bravas e tristes e por isso agem de maneira grosseira.
Pode ser tanto implicância, medo ou até mesmo insegurança, pois vários motivos podem estragar o relacionamento entre a sogra e a nora.

Mas, se você quer ter um bom relacionamento com a pessoa que você ama e ainda conquistar tanto ela quanto a sua mãe veja aqui as dicas:

Conquiste uma aliada, então não se esqueça de ficar do lado dela sempre, pois assim você ganha uma aliada, pois eles não vão querer desafiar a mãe;

Conte tudo que acontece com você e seu namorado, pois ela o conhece melhor que você e sabe como conquistá-lo ainda mais; Espelhe-se nela, pois observar a sogra é como se estivesse vendo sua namorada daqui a alguns anos, pois a maioria das mulheres sempre ficam iguais as suas mães;

Evite ser a ovelha negra da família e conquiste o coração de todas, pois a casa da sogra é o point da família, então é necessário que agüente toda a família assim você irá conquistar todos da família, pois ter um relacionamento bom com a sogra é o primeiro passo para ganhar o coração do homem;

Ou, se você estiver animada, a presenteie com um netinho, pois elas adoram alguém para ficar ao lado delas. Mas isso fica a seu critério!

domingo, 25 de abril de 2010

25 de abril dia do contabilista


O contabilista é responsável por administrar a situação financeira de quem contrata seus serviços, e isso engloba tanto empresas e instituições como grandes famílias.

É um profissional que precisa ter bom conhecimento de legislação fiscal, comercial e do trabalho dentro de seu país.

Além disso, conhecimentos teóricos e práticos sobre estatística, matemática, administração, recursos humanos e direito são importantes.

Para auxiliá-lo no trabalho, o conhecimento de informática é desejável e está se tornando imprescindível para o dia-a-dia da profissão.


Em época de declaração de Imposto de Renda, o contabilista é ainda mais procurado para auxiliar nos deveres fiscais de seus clientes. Esse profissional trabalha para aplicar a lei e reivindica benefícios para a sociedade em geral, ajudando as empresas a somarem receita e empregos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Autoridades participam do lançamento do Projeto escolhinha vida show de bola em Luziapólis



Foi lançado na noite desta quinta-feira 22, o projeto vida show de bola no distrito de Luziapólis. O projeto que é coordenado pelo técnico profissional de futebol e Pastor José Advan da Igreja Batista em parceria com alguns padrinhos que são importantes colaboradores do projeto.

A escolinha de futebol contará com 60 alunos com idades entre 10 á 14 anos, sendo que esses alunos foram escolhidos pelos professores, diretores e coordenadores das escolas Felizardo Souza Lima e Pedro de Oliveira, onde cada uma das escolas selecionou 30 alunos cada.

O intuito do projeto é ajudar na educação dos alunos em um período de treinamentos que acontecerão todas as terças e quintas-feiras. Profissionais capacitados ficarão responsáveis pela capacitação dos atletas.


O evento de lançamento contou com as presenças de algumas lideranças do município, entre elas estavam presentes, os deputados estaduais Álvaro Guimarães e Maurício Tavares, o secretário de Esportes e Lazer Alvinho Guimarães, a secretária de Assistência Social Kellyn Raffaela, a secretária de Educação Nádja Maria, o presidente da Leal Rogério Oliveira, o vice-prefeito Lucivaldo Barbosa, os vereadores Jura, Toinho da Saúde, Dema e Van do Careca, o presidente da Câmara de vereadores Benedito Roberto, o diretor financeiro da Assembléia Legislativa Nailton Felizardo, o presidente do projeto escolhinha vida show de bola, o pastor Advan, além de diretores e coordenadores das escolas do distrito de Luziapólis, entre outros.





por Neilton Ferreira

quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de Abril descobrimento do Brasil


O descobrimento do Brasil, aconteceu no dia 22 de abril de 1500, pelos europeus deu-se no contexto da expansão marítima que ocorreu em fins do século XV. A suspeita da existência de terras a ocidente era bastante forte, sobretudo, após a primeira viagem de Cristóvão Colombo (1492), o que explica a insistência do rei de Portugal dom João II durante as negociações do Tratado de Tordesilhas (1494) para estender até 370 léguas a oeste de Cabo Verde as possíveis terras portuguesas. A presença de navegadores espanhóis no litoral brasileiro em 1499-1500 é discutida.



É o caso, por exemplo, de Alonso de Ojeda, que teria chegado ao Rio Grande do Norte, de Vicente Yáñez Pinzón, que partiu de Palos, em 18 de novembro de 1499, e positivamente desembarcou no litoral do brasileiro. Chegou ao cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, que chamou de Santa Maria de la Consolación. No entanto, alguns historiadores acham que pode ter sido a ponta de Mucuripe ou a ponta da Jabarana, no Ceará. Seguindo em direção noroeste descobriu a embocadura do rio Marañon e a do Orinoco que chamou de mar Dulce. Ainda no litoral norte descobriu o cabo de São Vicente, atualmente cabo Orange.



Um mês depois da partida de Pinzón, Diego de Lepe seguiu a mesma rota explorando a costa do Brasil ao sul do cabo de Santo Agostinho. Do lado português, é provável que Duarte Pacheco Pereira, autor do Esmeraldo de situ orbis, tivesse estado no Brasil em 1498 ou 1499. Entretanto, a descoberta oficial deu-se com a expedição de Pedro Álvares Cabral, fidalgo português nomeado pelo rei para comandar a expedição que se destinava à Índia, dando continuidade à abertura da rota para aquela região descoberta, em 1498, por Vasco da Gama. A frota de Cabral era composta por 13 navios, financiados com capitais reais e particulares, inclusive de comerciantes estrangeiros.



Partiu de Lisboa no dia 9 de março de 1500. Acompanhavam Cabral navegadores experientes como Bartolomeu Dias, o descobridor do Cabo da Boa esperança, Nicolau Coelho, Sancho de Tovar e Gaspar de Lemos. A viagem até o Brasil estendeu-se até o dia 22 de abril, quando foi avistado no litoral sul do estado da Bahia um monte, batizado de monte Pascoal. A nova terra foi primeiramente chamada Vera Cruz e, no ano seguinte, Terra de Santa Cruz. Só posteriormente seria denominada Brasil em decorrência da abundância da árvore pau-brasil existente, no século XVI, na mata Atlântica. A esquadra permaneceu no Brasil até o dia 2 de maio, tendo sido rezadas duas missas, pelo franciscano frei Henrique de Coimbra (26 de abril e 1º de maio). Foram feitos contatos com indígenas e deixados alguns degredados. A expedição seguiu viagem para a Índia, enviando-se Gaspar de Lemos de volta a Portugal para informar ao rei a descoberta. O principal documento que narra tais eventos é a carta escrita ao rei dom Manuel I, o Venturoso pelo escrivão Pero Vaz de Caminha.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A troca da torre de transmissão da TV Gazeta de Alagoas já está causando indignação aos populares


A população campoalegrense está sem poder assistir a programação da TV Gazeta de Alagoas. É que a torre que faz a transmissão digital está sem o sinal há pelo menos quatro dias.

O órgão responsável pelo sinal digital da emissora que é afiliada a Rede Globo foi interrompido e não chega à televisão de muita gente, por conta da troca de torre, isso mesmo, a torre está sendo trocada por uma de capacidade de melhor transmissão.

A maioria das pessoas não tem a tal Atena parabólica, o que deixa a população ainda mais indignada com essa situação constrangedora, isso tudo porque o órgão responsável não comunicou o motivo da suspensão do sinal de TV Gazeta de Alagoas.

Será que isso vai ter um fim? Ou a população vai ter que conviver ainda mais com essa falta de respeito. Vamos esperar uma resposta dos órgãos responsáveis pela torre. O povo espera uma resposta, coisa que ninguém deu até o prezado momento.




por Neilton Ferreira

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Josimar Henrique reune amigos e faz a festa na tarde desse domingo






O secretário de finanças Josimar Henrique reuniu os amigos e fez uma festa em grande estilo, ao som da banda só swing o secretário e amigos se divertiram horas antes da grande festa que aconteceria na cidade com chicabana.




Os amigos do secretário estiveram ao seu lado por todo decorrer da festa, que teve também distribuição de abadas do bloco beijo na boca.


A intenção foi reunir os amigos e aproveitar uma tarde de domingo em grande estilo, com muita bebida, carne e um almoço fantástico os amigo do secretário esbanjaram alegria, até o secretário Josimar teve a audácia de realizar uma partida de sinuca, embora ele não seja um grande jogador, mai mostrou talento.

Estiveram na festa amigos e famíliares, entres eles estavam, o secretário de esporte Alvinho, o também secretário de cultura Carlos Olodum, Edson Brás, Júnio Brás, Géedes, Lúcio, Ferenandinho, os Blogueiros Márcio José, Neilton Ferreira, diretor de esporte Messias Cirilo, Jadilson, Disso, Nébson, diretor de finaças Élson entre outros.

Secretário de esporte e prefeito faz entrega de materias esportivos em Luziapólis




Na manhã de ontem a secretária de esporte e lazer, através do secretário Alvinho e o prefeito Maurício Tenório, realizou o 4° campeonato amador de futebol de campo no distrito de Luziapólis.



Com distribuição de matérias esportivos aos atletas, o dia de ontem em Luziapólis foi de muita festa e animação. O secretário de esportes Alvinho fez uso da palavra e na oportunidade fez questão de dizer que está preparado para ajudar aos amantes do esporte em tudo que estiver ao seu alcance, não medirá esforços para realização de um trabalho voltado ao povo de Campo Alegre e Luziapólis.



A festa que começou por volta das 8:00 horas da manhã contou com as presenças de várias lideranças como: O secretário de esporte Alvinho, o secretário de Cultura Carlos Olodum, o secretário de finanças Josimar Henrique, os vereadores Jura, Toinho da Saúde e Dema, o vice prefeito Lucivaldo Barbosa, o presidente da Leacal Rogério, e o Deputado Estadual Álvaro Guimarães.



Durante o período da tarde teve várias atrações, entre elas um show de prêmios e muita música, e diversão para toda a comunidade luziapolense no clube recreativo de luziapólis.

sábado, 17 de abril de 2010

A reforma agrária no Brasil


O Estatuto da Terra (Lei n.º 4.504/1964), que é o Código Agrário brasileiro, examina em muitos artigos o problema da reforma agrária e da política fundiária, adotando o método liberal e democrático de solução da matéria.

Considera como reforma agrária o conjunto de medidas que visem a promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.



Não se deve confundir reforma agrária com política fundiária, entendida esta como um conjunto de providências de amparo à propriedade da terra que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização e desenvolvimento do país.



A Lei n. 8.629/1993 regulamenta e disciplina as disposições relativas à reforma agrária, previstas no Capítulo III, Título VII, da Constituição Federal de 1988 (arts. 184 a 191).




Etimologicamente, reforma vem das palavras re e formare. Reforma significa mudar uma estrutura anterior, para modificá-la em determinado sentido. O prefixo re significa a idéia de renovação, enquanto formare é a maneira de existência de um sentido ou de uma coisa. Reforma agrária é, pois, na acepção etimológica, a mudança do estado agrário vigente, procurando-se mudar o estado atual da situação agrária. E esse estado que se procura modificar é o do feudalismo agrário (que influenciou o surgimento das sesmarias e capitanias hereditárias no Brasil colonial) e o da grande concentração agrária (latifúndios) em benefício das massas trabalhadoras do campo. Por conseqüência, as leis de reforma agrária se opõem a um estado anterior de estrutura agrária privada que se procura modificar para uma estrutura de propriedade com sua função social.



"Reforma agrária é a revisão, por diversos processos de execução, das relações jurídicas e econômicas dos que detêm e trabalham a propriedade rural, com o objetivo de modificar determinada situação atual do domínio e posse da terra e a distribuição da renda agrícola " (Nestor Duarte, Reforma agrária, RJ, 1953).


"Reforma agrária é a revisão e o reajustamento das normas jurídico-sociais e econômico-financeiras que regem a estrutura agrária do País, visando à valorização do trabalhador do campo e ao incremento da produção, mediante a distribuição, utilização, exploração sociais e racionais da propriedade agrícola e ao melhoramento das condições de vida da população rural" (Coutinho Cavalcanti, Reforma agrária no Brasil, SP, 1961).



Vale mencionar a maneira como a sociologia marxista encara o problema da reforma agrária. Esta é reputada como o confisco das terras dos grandes senhores rurais, para favorecer as massas campesinas (proletariado). A terra é nacionalizada e passa ao controle do Estado, que a arrenda a título perpétuo ao campesinato, por meio das fazendas coletivas, como na extinta União Soviética, ou passa ao controle dos novos proprietários campesinos, como na China Socialista, sem prejuízo da apropriação futura do Estado.



A Constituição Federal de 1988 estabelece a distinção entre reforma agrária, política agrária e política fundiária.


Reforma agrária é uma revisão e novo regramento das normas disciplinando a estrutura agrária do País, tendo em vista a valorização humana do trabalhador e o aumento da produção, mediante a utilização racional da propriedade agrícola e de técnica apropriada ao melhoramento da condição humana da população rural.


Ela deve combater simultaneamente formas menos adequadas de produção, sobretudo o latifúndio e o minifúndio. Mesmo a pequena propriedade familiar, também não apresenta grande grau de produtividade sem as técnicas do crédito e do melhor assentamento do homem à terra.

A reforma agrária não se confunde com a política agrária, também prevista na Carta magna. A política agrária é o conjunto de princípios fundamentais e de regras disciplinadoras do desenvolvimento do setor agrícola.


A política fundiária, por sua vez, difere da política agrícola; sendo um capítulo, uma parte especial desta, tendo em vista, o disciplinamento da posse da terra e de uso adequado (função social da propriedade).


A política fundiária deve visar e promover o acesso à terra daqueles que saibam produzir, dentro de uma sistemática moderna, especializada e profissionalizada.


E, nesse contexto, a terra tem uma função social, que é justamente a produção agrícola para alimentar a população humana e a sociedade urbanizada. E a redistribuição das terras é normalmente um dos principais objetivos de qualquer programa de reforma agrária.




A Constituição brasileira de 1988 apresenta-se progressista no plano agrário, porém com traços conservadores devido à herança cultural privada do país. Os institutos básicos de direito agrário (o direito de propriedade e a posse da terra rural) são disciplinados e o direito de propriedade é garantido como direito fundamental, previsto no art. 5º, XXII, da atual Lei Magna. A CF/88 procura compatibilizar a propriedade com a função social, para melhor promover a justiça comunitária. O texto da Lei Maior permite à União desapropriar por interesse social o imóvel rural que não esteja cumprindo a função social prevista no art. 9º da Lei nº 8.629/93, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação de seu valor real, resgatáveis no prazo de 20 anos, a partir do segundo ano de sua emissão, em percentual proporcional ao prazo, de acordo com os critérios estabelecidos nos incisos I a V, § 3º, do art. 5º da Lei nº 8629/93. Entretanto, as benfeitorias úteis e necessárias serão indenizáveis em dinheiro.



O Decreto que declarar o imóvel rural como de interesse social, para efeito de reforma agrária, autoriza a União a propor a ação de desapropriação. As operações de tranferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária bem como a transferência ao beneficiário do programa, serão isentas (imunes) de impostos federais, estaduais e municipais (art. 26, Lei n. 8.629/93).

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Hoje um grande homem faz aniversário




No dia 15 de abril de 1981 nascia Álvaro Ferreira Guimarães Neto (Alvinho), um político, amigo e que sempre se preocupou com o bem estar das pessoas. Filho de pernambucano Alvinho foi vereador por 4 anos, e representou muitíssimo bem a população campoalegrense em vários projetos e indicações de projetos que viesse a beneficiar o povo de Campo Alegre, tais como:

• Reforma da Praça da Biblioteca;
• Programa do Leite, que beneficia até hoje mais de cem famílias;
• Folga do servidor municipal no dia do seu aniversário, entre outros.

Com capacidade e força de vontade, Alvinho vem até hoje se mostrando preocupado com o povo de Campo Alegre, hoje secretário de Esporte e Lazer, Alvinho vem desenvolvendo um ótimo trabalho à frente da secretária, trabalho esse voltado para os desportistas e amantes do esporte. A cidade de Campo Alegre se alegra ao saber que pode contar com um jovem de garra e coragem, um amigo, um irmão, acima de tudo um campoalegrense de coração.

Esse é Alvinho, um jovem de garra, determinação e muita força de vontade que sabe mostrar serviço.
Juventude e Trabalho são e sempre será seu lema, pois coragem de mostrar serviço nunca irá lhe faltar. Ficam aqui meus sinceros votos de parabéns ao meu amigo e companheiro Alvinho.

Parabéns Alvinho, que Deus possa cada dia te cobrir de benção sem medidas, te fortalecendo cada dia mais, e te guiando para o sucesso. Felicidades sempre.


por Neilton Ferreira

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vai um cafezinho ai?


Café é coisa brasileira. Determinou grandes momentos da nossa história, ditou políticas e comportamentos, é da nossa cultura. Nós não temos o hábito do chá das cinco, como os ingleses, mas é só chegar uma visita em casa, que corremos para fazer um café fresquinho, "passado na hora".

Durante muito tempo o nosso simpático cafezinho ficou sem prestígio. Sua imagem foi associada a idéias negativas, como estresse e distúrbios do sono.

Alguns estudos, aliados a programas de controle de qualidade do café consumido no Brasil, conseguiram mudar este quadro. O produto reconquistou o respeito da população. Revigorado, com novo marketing, ganhou novas versões para atingir consumidores mais exigentes: agora, você pode escolher se seu café é descafeinado, ou orgânico, ou liofilizado; granulado, solúvel, torrado e moído, torrado em grão; café


A história do café é marcada por interessantes acasos e coincidências.

Sua origem é estimada em cerca de mil anos e está associada aos árabes, que primeiro cultivaram a fruta. A região de Kafa, no Oriente Médio, parece ser o berço do café, tendo inclusive emprestado seu nome à bebida.

Mas interessante mesmo são os primeiros registros acerca do café, nos quais podemos perceber como a observação dos animais inspira nosso cotidiano.

Tudo começou na Etiópia, quando um pastor percebeu que suas cabritas gostavam de comer certo fruto pequenino, vermelho e arredondado. Estas mesmas cabritas se mostravam mais espertas e resistentes depois de comê-lo.

Quando o pastor resolveu experimentar as frutas (esmagou-as com manteiga e fez uma pasta), conheceu os efeitos estimulantes do café. A versão bebida, porém, vem dos árabes.

Isto foi no século XV. Com o passar do tempo, o café seria não só saboreado, como estudado em seus efeitos estimulantes e revigorantes.

Através do comércio dos árabes com os europeus, o consumo do café foi se ampliando e, com as grandes navegações, chegou às Américas Central e do Sul.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Hoje é o dia do Hino Nacional Brasileiro



A música do Hino Nacional do Brasil foi composta em 1822 pelo regente e criador do império Conservatório de Música, Francisco Manoel da Silva, com o objetivo de comemorar a independência do país, que durante os meses seguintes tornou-se muito popular recebendo duas letras. A primeira quando Dom Pedro I abdicou ao trono e a segunda quando Dom Pedro II foi coroado. Porém ambas as versões acabaram caindo no esquecimento.

Após a Proclamação da republica em 1889 foi realizado um concurso para a escolha de um novo Hino Nacional, mas a música escolhida “Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós” foi hostilizada pelo público e pelo próprio Marechal Deodoro da Fonseca. Que o oficializou como Hino da Proclamação da Republica, permanecendo assim a letra de Francisco Manoel da Silva como Hino Oficial.

Em 1909 foi realizado um novo concurso para escolher a letra que melhor se adaptasse ao Hino, e o professor, jornalista e poeta Joaquim Osório Duque Estrada elaborador, foi o vencedor.

Em 1922 foi declarado Oficial pelo Presidente Epitácio Pessoa e permanece até os dias de hoje sobre o decreto 171, de 20 de janeiro de 1890, assinado pelo então Presidente da República Marechal Deodoro da Fonseca, pelo decreto Nº. 15.671 de 6 de setembro de 1922.

O Hino Nacional Brasileiro é considerado um dos hinos mais longos, além de estar entre os primeiros hinos considerados mais bonitos do mundo. Sua execução é permitida na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos nacionais e internacionais. Na simples execução instrumental, a música é representada integralmente, sem repetição, na totalidade original de “si bemol maior”. Quando o hino é também cantado, a música é executada na tonalidade de “fá maior”.

O presidente Francisco Inácio Lula da Silva criou um decreto sob o n.º 4.835, assinado no dia 7 de setembro de 2003 , esse ato incentiva o hasteamanto da bandeira com execução semanalmente do hino nas escolas públicas de educação básica. O que se observa, de um modo geral, é que a maioria dos brasileiros não tem conhecimento da letra do hino nacional. Com essa atitude o presidente Lula procura contribuir para que o nosso tão estimado hino não caia no esquecimento de nós brasileiros.
Letra do Hino

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
“Nossos bosques têm mais vida”,
“Nossa vida" no teu seio "mais amores”.

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Hoje é o dia do Jovem

Ser jovem é ter muita energia e disposição para realizar sonhos, é acreditar que tudo é possível e é acima de tudo lutar por mundo melhor! Jovem é aquele cheio de expectativas, cheio de esperanças, que está na fase de se libertar para descobrir o mundo.

Assim, todo jovem deve ser incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive, pois como já diz uma máxima popular: “os jovens de hoje são o futuro de amanhã”. Os jovens precisam ter voz ativa para que possam traçar seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional.



A população jovem do mundo hoje equivale a mais de um terço da população do planeta. Por isso, é necessário dar-lhes mais atenção oferecendo novas oportunidades e muitas melhorias, principalmente na educação. Em contrapartida para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão.



Para isso existem vários grupos jovens que trabalham com o protagonismo juvenil na busca de conquistar mais espaço para suas reivindicações a respeito das questões de um estado, país ou mundo melhor. Esses grupos têm desenvolvido muitas políticas afirmativas que atraem cada vez mais jovens que querem se movimentar e ajudar de alguma forma a melhorar o país.

13 de Abril é o dia do Beijo


Dia 13 de abril é o Dia do Beijo e para comemorar a data nada melhor do que distribuir beijos para as pessoas que você gosta ou encher uma pessoa especial de beijinhos.

Há beijos fingidos ou frios, ardentes, por obrigação ou superdesejados. Existem os aderentes, provocantes, sonoros, secos e molhados. Existem, enfim, milhares de formas de beijar e neste assunto sempre haverá o que aprender.

Os beijos são a primeira estratégia de sedução. Depois de muitos olhares e palavras, o beijo é o primeiro passo para o contato físico. Por isso é superimportante que você saiba dar beijos adequados para cada momento e, também, saiba bem como beijar.


O Beijo

É a forma mais simples de demonstrar de carinho, afeto, amor, amizade.

Movimenta 29 músculos, sendo que 17 músculos são da língua.

Queima o excesso de calorias.

Libera um hormônio chamado serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar e felicidade.

Em uma época que é prática comum entre os beijoqueiros de carteirinha beijar primeiro e conhecer o dono da boca depois ou mesmo competir com amigos para ver quem beija mais em uma balada, quem tem o privilégio de ver o mundo desaparecer durante alguns segundos, sabe valorizar um bom beijo.

Um beijo nunca é igual ao outro. Nem mesmo beijando a mesma pessoa. O beijo bom vem da prática e da intimidade. Não há regras e mesmo que elas existissem, ninguém se lembraria na hora H.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Você sabia que hoje é o dia do Obstetra


A obstetrícia é a especialidade médica que acompanha as mulheres grávidas durante a gestação, parto e pós-parto.

O médico obstetra é considerado o médico da Mulher, pois ele é responsável pelas orientações relacionadas à sua saúde.

Esse médico dá conselhos pré-gestacionais e acompanha a saúde do feto, o que permite identificar anormalidades precocemente e possibilita intervenções terapêuticas ainda no útero.

O trabalho de prevenção é realizado durante o pré-natal e tem auxiliado a diminuir as taxas de mortalidade infantil e materna. O objetivo da Assistência pré-natal é orientar a mãe quanto às modificações no organismo, modificações de hábitos alimentares e físicos, impedir que a paciente fique anêmica, orientar a mãe para um parto mais humanizado e uma gravidez saudável.

O obstetra deve alertar sempre as futuras mães quanto a doenças que possam afetar a ela e ao bebê, principalmente doenças como a rubéola e a toxoplasmose que podem causar problemas de visão, distúrbios de desenvolvimento, má formação e até mesmo o aborto.

É muito importante que o obstetra e a gestante tenham uma boa relação e confiança mútua para facilitar os exames e os encaminhamentos de uma gravidez. Entre os principais exames utilizados podemos citar: ultra-sonografia, dopplefluxometria, cardiotocografia e exames laboratoriais maternos, os mais importantes são as sorologias que visam identificar a presença de agentes infecciosos como vírus, bactérias ou protozoários. São esses exames que ajudam a diagnosticar e tratar as patologias mais comuns durante uma gravidez.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chuva causa transtorno a moradores da Rua Santa Luzia




A chuva causou transtorno para os moradores da Rua Santa Luzia, um verdadeiro piscinão deixou os moradores sem poder sair de suas casas durante dois dias seguidos de fortes chuvas.


Uma das obras a serem inauguradas pela prefeitura municipal de Campo Alegre é justamente o calçamento da Rua Santa Luzia, só que as chuvas estão causando o atraso das obras, e pior que isso, deixando os moradores desesperados com tamanha calamidade. A preocupação dos moradores não é só o tráfego na rua que está dispensado, mais o acúmulo de água suja que pode causar várias doenças nas crianças que estão fazendo do alagamento um ponto de bricandeira.



Nós estamos agora de mãos atadas sem poder trafegar na rua, e temos que ter muito cuidado quando nossos filhos forem à escola, pois quem mora no começo e no fim da rua tem um acesso melhor, mais quem mora no meio da rua não tem como trafegar. Disse uma moradora da rua.



por Neilton Ferreira


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alunos do Projovem participam de gincana sobre o meio ambiente




Alunos do projovem participaram na noite de ontem de uma gincana sobre o meio ambiente, eles debateram vários temas relacionados ao meio ambiente.


Durante todo o evento os Jovens se apresentaram com várias coreografias, cartazes ilustrativos e várias danças em homenagem ao tema abordado por eles.


A gincana que teve início na semana passada levou os alunos a uma reserva de mata aos redores da usina porto rico, o intuito dos orientadores do projovem é levar conhecimento par aos alunos. A gincana que teve seu fim na noite de ontem contou com as presenças de alunos, educadores, a secretária de assistência social Kellyn Raffaela, o vereador Jura entres outros




por Neilton Ferreira

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Rua Santa Luzia de cara nova em breve




O que era para ser apenas uma pequena instalação de esgoto na Rua Santa Luzia se tornou uma obra de grande porte. Isso por que o asfalto que foi feito na mesma não teve uma espécie de queda d água que conduzisse a água da chuva para o esgoto, causando então um transtorno maior.



Todo o trabalho feito pela prefeitura de Campo Alegre foi por água a baixo, e a equipe teve que quebrar todo o calçamento e refazê-los novamente, o que deixa os moradores indignados é a demora para conclusão da obra, já que a chuva causa o maior prejuízo na casa dos mesmos.
Segundo informações de um dos trabalhadores, a demora para a conclusão das obras é o número de trabalhadores, já que eles trabalham também na construção e reformas dos órgãos do município tais como:


• Calçamento de outras ruas;
• Reforma do Hospital;
• Pinturas de algumas sedes de secretárias.


Tudo isso com um prazo de entrega já que a cidade está em contagem regressiva para comemorar seus 50 anos de emancipação política.



por Neilton Ferreira

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Você sabe o que é a Paixão de Cristo?



A paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz. Na mesma noite em que é preso sob ordem de Caifás, o sumo sacerdote e maior autoridade do povo judeu, ele é julgado de forma sumária pelo Sinédrio, conselho dos anciões e suprema corte judaica. Acusado de blasfemo por se apresentar como o Rei de Israel, Jesus é condenado à morte. Como a região da Judéia estava sob domínio do Império Romano, caberia a Pôncio Pilatos, autoridade máxima romana na região, aplicar a punição. Pilatos, em função da proximidade da Páscoa, ofereceu a possibilidade de suspensão da condenação de Jesus, mas a multidão que estava no local incitada pelos sacerdotes preferiu que a liberdade fosse dada a Barrabás, um ladrão e assassino também condenado à morte.



A partir da sentença proferida de forma definitiva por Pilatos, Jesus teria passado pelos flagelos que os romanos impunham aos condenados. Entre eles, ser açoitado pelo flagellum taxillatum, espécie de chicote com três ramais que terminavam em bolas de metal com relevos e unidas por arame, e carregar até o local da crucificação a trave horizontal da cruz. A paixão de Cristo é principalmente essa passagem das últimas horas da vida de Jesus, da última ceia até a sua morte na cruz, quando seu sofrimento teria sido uma prova de sua doação total e incondicional para redimir os pecados da humanidade, segundo os preceitos da Igreja Católica.



Mas os eventos da Semana Santa rememoram outros acontecimentos importantes em torno da paixão de Cristo. Eles começam no domingo de Ramos que relembra a chegada de Jesus a Jerusalém, na semana da Páscoa judaica. Para receber Jesus, que vinha da Galiléia, o povo teria cortado ramos de árvores e folhas de palmeiras para forrar o chão onde ele teria passado montado num jumento. Também segurando folhas de palmeiras, parte da população de Jerusalém o teria saudado como rei dos judeus, filho do rei Davi e messias. Tal recepção teria feito com que sacerdotes e autoridades locais vissem em Jesus uma ameaça ao seu poder. Nesse mesmo domingo, ao chegar ao Templo Sagrado, Jesus teria se indignado com a presença de mercadores no local. A semana da Páscoa judaica levava milhares de pessoas a Jerusalém e ao Templo, onde faziam suas oferendas e rituais junto aos altares sagrados. Era uma oportunidade de ouro para os mercadores fazerem seus negócios. Mas Jesus os teria considerado profanadores e procurou afastá-los dali. A Semana Santa, que começa com o domingo de Ramos e tem na Sexta-Feira Santa a celebração da paixão de Cristo, encerra-se com o domingo de Páscoa, que relembra o que teria sido a ressurreição de Jesus Cristo.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

1° de Abril é o dia da mentira


Há muitas explicações para o dia 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas garante que a brincadeira surgiu na França.

No começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria em 1º de abril.

Gozadores passaram, então, a ridicularizá-los, a enviar-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries".

Em países de língua inglesa, o Dia da Mentira costuma ser conhecido como "April Fool's Day" ou Dia dos Tolos; na Itália e na França, ele é chamado respectivamente de "Pesce d'Aprile" e "Poisson d'Avril", que significam literalmente "Peixe de Abril".