terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Trabalhadores rurais encontram carro carbonizado em canavial no interior


Carro foi tomando em assalto no Povoado Chã da Imbira

Um veículo Fiat Mille, de placa não identificada, foi encontrado por trabalhadores rurais dentro de um canavial na manhã desta terça-feira, dia 31, próximo a Usina Porto Rico, zona rural do municio de Campo Alegre.

O carro totalmente carbonizado, segundo informações de moradores da região, foi tomado em assalto ontem, segunda-feira, no Povoado Chã dá Imbira, a poucos quilômetros do local onde foi localizado, no mesmo município.

Equipes da Polícia Civil e Militar já estão indo para o local.


por Alagoas Web

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Prefeitura de Campo Alegre publica decreto com cronograma de feriados e pontos facultativos de 2017


A Prefeitura Municipal de Campo Alegre publicou em 03 de Janeiro o Decreto que dispõe sobre o cronograma de feriados no município de Campo Alegre durante o ano de 2017. Os feriados e pontos facultativos divulgados foram baseados no seguinte cronograma:

CONSIDERANDO os feriados nacionais declarados pela Lei Federal nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002;

CONSIDERANDO os feriados civis, religiosos e pontos facultativos de que tratam as Leis nº 662, de 06 de abril de 1949 e nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, alterada pela Lei nº 9335, de 10 de dezembro de 1996, todas de âmbito nacional;

CONSIDERANDO os feriados estaduais instituídos pelas Leis Estaduais nº 5. 247, de 26 de julho de 1991, nº 5.508, de 07 de julho de 1993, nº 5.509, de 07 de julho de 1993 e nº 5.724, de 1° de agosto de 1995, bem como o Decreto Nº 23.875, De 14 de Dezembro de 2012 do Estado de Alagoas;

CONSIDERANDO os feriados e pontos facultativos definidos na legislação municipal.

I. 1º de Janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional) e Padroeira do Município de Campo Alegre (feriado municipal);
II. 27 de Fevereiro, Carnaval;
III. 28 de Fevereiro, Carnaval;
IV. 01 de Março, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até às 14:00 horas); 
V. 13 de Abril, Quinta-Feira Santa (ponto facultativo);
VI. 14 de Abril, Sexta-Feira da Paixão (feriado nacional);
VII. 21 de Abril, Tiradentes (feriado nacional);
VIII. 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
IX. 08 de Junho, Emancipação Política do Município (feriado municipal);
X. 15 de Junho, Corpus Christi (feriado nacional);
XI. 24 de Junho, São João (feriado estadual);
XII. 29 de Junho, São Pedro (feriado estadual);
XIII. 7 de Setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
XIV. 16 de Setembro, Emancipação Política de Alagoas (feriado estadual);
XV. 12 de Outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
XVI. 28 de Outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
XVII. 2 de Novembro, Finados (feriado nacional);
XVIII. 15 de Novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
XIX. 20 de Novembro, Consciência Negra (feriado estadual);
XX. 13 de Dezembro, Padroeira do Distrito de Luziápolis (feriado municipal restrito ao Distrito de Luziápolis)
XXI. 24 de Dezembro, véspera de Natal (ponto facultativo);
XXII. 25 de Dezembro, Natal (feriado nacional); 
XXIII. 31 de Dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo).

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Feira do produtor Rural voltará a ser realizada em Campo Alegre


Os moradores do município de Campo Alegre passarão a contar mais uma vez com a Feira da Agricultura Familiar que é realizada pelos produtores rurais do município. Diversos produtos produzidos pela agricultura familiar como banana, batata doce, abacaxi, mamão, macaxeira, laranja, melancia e coco, além de tapioca e beijú serão comercializados. 

De acordo com o secretário municipal de Agricultura Leonardo Monteiro, a feira passará a ser realizada agora todas as primeiras quintas-feiras de cada mês em frente a Secretaria de Indústria e Comércio, no centro de cidade. 

A primeira feira do ano será realizada no próxima dia 02 de fevereiro, a partir das 07h:30min e tem o objetivo de fomentar negócios e gerar benefícios para os agricultores familiares, por meio de promoção, divulgação e comercialização de seus produtos, troca de experiências entre os participantes, apresentação de novidades em técnicas e demais serviços que fazem parte da realidade do segmento.

A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria de Agricultura têm se esforçado para oferecer aos pequenos produtores, oriundos da agricultura familiar, assistência técnica na produção e incentivado a participação na Feira que representa ganhos para seus empreendimentos.



por Blog do Rômulo Melo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Campo Alegre contará com os serviços de mais cinco médicos pelo Programa Mais Médicos


Mais 05 médicos selecionados pelo programa Mais Médicos passarão a contribuir com a assistência ofertada na Atenção Primária do município de Campo Alegre. Os profissionais que vão atuar na Estratégia de Saúde da Família, iniciarão suas atividades em breve, garantindo atendimento médico a mais campo-alegrenses.

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. 

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

O município de Campo Alegre, que em gestões anteriores já foi cenário de negligências na saúde pública, hoje é visto como um dos municípios modelos de atenção primária na V região de saúde e referência para o estado de Alagoas.

Os profissionais que trabalharão no município são:
1. Fernando Antônio Ferreira de Araújo;
2. Isaura pereira da Silva;
3. Laís de Lisboa e Lima;
4. Mariana Novaes Santos;
5. Narelle Maria Cavalcanti Couto.

Todos esses médicos são brasileiros formados no exterior, e à partir do dia 01 de fevereiro se apresentar para irão iniciar suas atividades e contribuir com os serviços no município de Campo Alegre.

por Blog do Márcio José

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

BPRv realiza ações para conscientizar motociclistas no trânsito




O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) realizou na manhã desta terça-feira (17), em Campo Alegre, uma ação de conscientização sobre a necessidade de se redobrar a atenção no trânsito, especialmente para quem trafega em motos, categorias de condutores cujos números de vítimas e motos inadimplentes são considerados muito alto. Relatou o Sargento que conduziu a operação.


Nestas ações, os trabalhos estão são coordenados pela BPRv, órgão responsável por fiscalizar os veículos automotores que trafegam nas rodovias estaduais, em parceria com a (SMTT) Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte do município.

Vigilância Sanitária realiza inspeção em estabelecimentos comerciais do município


A equipe da Vigilância Sanitária de Campo Alegre em parceria com a Casa do empreendedor está realizando visitas de inspeção aos estabelecimentos comerciais do município e alerta aos empresários locais sobre a atualização de seus Alvarás Sanitários 2017. O prazo de vigência de cada Alvará e de um ano para quem é empreendedor no município de Campo Alegre. 

Para fazer a solicitação da visita técnica da Vigilância Sanitária, o empresário precisa procurar a casa do empreendedor de Campo Alegre que funciona na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio - Rua Senador Máximo,19, no Centro de Campo Alegre e no Distrito de Luziápolis na Rua Fernando Coutinho, S/N (Centro Administrativo Multissetorial).

A Vigilância Sanitária e a casa do empreendedor informam ainda que para fazer solicitação o empreendedor deve esta em posse de seu cadastro de pessoa jurídica e com o número da inscrição estadual em mãos.

Aproximar a vigilância sanitária da população é fortalecer as parcerias com a saúde e outros órgãos, onde as informações contidas servem para a população conhecer o trabalho da vigilância sanitária e garantir a comercialização de produtos com a devida qualidade, o que representa saúde que é um direito fundamental do ser humano.


por Blog do Márcio José

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Gestores de Comunicação de Campo Alegre e Teotônio Vilela, trocam experiências, em reunião realizada na manhã de hoje


O aspecto positivo da reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 13 de janeiro de 2017, foi à troca de conhecimentos entre os gestores de comunicação. “Hoje, foi apenas um bate papo, uma troca de experiência, é sempre bom buscarmos novos ideias para melhorarmos cada vez mais a maneira de levar as informações de nossa prefeitura para o conhecimento de todos” Disse o Assessor de Comunicação da Prefeitura de Campo Alegre Márcio José.

Participaram da troca de experiências, o gestor de comunicação, por Teotônio Vilela, Luciano Amorim e Neide.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Prefeitura de Campo Alegre inicia implantação do sistema de Prontuário Eletrônico nas Unidades de Saúde

A previsão que até o mês de março o sistema seja implantado em 100% das unidades

O Município de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde atendendo as exigências e recomendações do Ministério da Saúde, já iniciou a aquisição e instalação de alguns equipamentos para a implantação do Prontuário Eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde.

Inicialmente foram selecionadas como projeto piloto as Unidades Básicas de Saúde: José Egídio dos Santos (PSF 14 e 16), Luiz Vieira Temóteo (PSF 02) e Arnóbio da Rocha (PSF 03), onde o município adquiriu 15 (quinze) novos computadores completos e 11 (onze) impressoras, estando as demais unidades básicas de saúde em processo de implantação, com previsão de até o mês de março do corrente ano, para a conclusão de 100% das unidades.

O sistema do Prontuário Eletrônico e-SUS/AB, além de informatizar os setores, também permitem o acompanhamento dos usuários, organização dos serviços, agilidade nas informações, compartilhamento dos dados dos usuários com as demais Equipes de Saúde da Família, gestão da agenda dos profissionais, controle de imunização além de economia de papéis.

Para cada Unidade Básica de Saúde, são exigidos computadores e impressoras para a sala do médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem e recepção/agendamento, permitindo assim, maior agilidade no atendimento com informações em tempo real.

O prontuário vai permitir eficiência, transparência, economia, como na consulta a exames e na oferta de medicamentos, e permitirá que o cidadão seja o fiscal do Sistema Único de Saúde.

por Blog do Márcio José