sexta-feira, 28 de maio de 2010

O que é essa tal Ficha Limpa?


O inferno está pavimentado de boas intenções. A frase cai como uma luva para contextualizar o debate sobre os políticos “ficha-suja” e o projeto “ficha-limpa” que ganhou grande apoio no país, à direita e à esquerda. Pouca gente vem se arriscando a navegar na direção contrária e a advertir sobre os riscos e ameaças contidos neste projeto que, em nome da moralização da política, pretende proibir que políticos condenados (em segunda instância) concorram a um mandato eletivo.

Nos últimos anos, diversas pesquisas realizadas em vários cantos do planeta registraram um crescente descrédito da população em relação à política e aos políticos de um modo geral. Prospera uma visão que coloca a classe política e a atividade política em uma esfera de desconfiança e perda de legitimidade. A tentação de jogar todos os partidos e políticos em uma mesma vala comum de oportunistas e aproveitadores representa um perigo para a sobrevivência da própria idéia de democracia. O que explica esse fenômeno que se reproduz em vários países? A política e os políticos estão, de fato, fadados a mergulhar em um poço sem fundo de desconfiança? Essa desconfiança deve-se unicamente ao comportamento dos políticos.






por Neilton Ferreira

Um comentário:

Márcia disse...

FICHA LIMPA... São tantos os bordões que os pólíticos receberam e recebem, que fica impossível de assimilarmos todos os significados pertinentes a cada um. E ao longo dos tempos, os que insistimos em chamar de representantes do povo, vem 'driblando' a memória do povo brasileiro e saindo sempre ileso de todas estas 'guerras' de roubalheiras e escandalos. Por isso, ser motivo de desconfiança para estes, está se tornando, sem dúvida, 'normal'. INFELISMENTE.

*PARABÉNS PELO BLOG, Neilton.