quarta-feira, 18 de abril de 2012

Inmetro fiscaliza supermercados em Campo Alegre


O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está em Campo Alegre para fiscalizar produtos em supermercados. O trabalho começou hoje cedo e vai até amanhã. O objetivo é verificar se o peso das mercadorias à venda condiz com o que está anunciado nas embalagens.

O trabalho inclui a aferição dos produtos industrializados e os que são produzidos pelo mercado como os itens de limpeza, gás de cozinha, além de carnes e embutidos embalados, e outros.

SEGURANÇA

Segundo o Inmetro, quando a utilização de um produto pode comprometer a segurança ou a saúde do consumidor, o órgão procede à avaliação. O Programa de Análise de Produtos informa aos consumidores se estes itens estão de acordo com as Normas e identifica se há necessidade de propor ações que levem à melhoria do nível de qualidade do setor.

Um dos grandes entraves do Inmetro é conseguir a cooperação do consumidor que é orientado a denunciar para obrigar os diferentes setores a cumprirem normas prescritas pela Vigilância, Inmetro e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para isso, o Inmetro vem desenvolvendo o Projeto Educação para o Consumo, com várias ações nesse sentido, como o Portal do Consumidor, lançado em março de 2002, que reúne uma ampla quantidade de informações relacionadas ao consumo, além de sala de notícias, enquetes educativas e lista com mais de 400 Procons cadastrados. – Disse um inspetor do Inmetro a nossa equipe.

Nenhum comentário: