quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Parabéns a todos os Repórteres!



A informação é um bem público e, por isso, deve passar por uma triagem que garanta a sua plena veiculação, atendendo a interesses públicos. Por isso, o repórter deve ser um profissional guiado pela ética e preocupado com a veracidade das notícias que circulam.



O processo de criação de uma reportagem, além de criativo, tem uma técnica que parte do princípio de um público diverso terá contato com tais informações. Dessa maneira, o repórter deve escrever de maneira simples, que se aproxime de uma população inteira, mas que não seja simplista, respeitando as regras gramaticais e semânticas.

O jornalismo nasceu na mídia impressa, mas hoje se estabelece em diversos meios de mídia eletrônica. Portanto, o repórter pode trabalhar tanto no rádio como na televisão e, ultimamente, até mesmo na internet.

Na elaboração de notícias para divulgação, o repórter deve priorizar a atualidade da notícia, assim como divulga-la com objetividade, desvinculando o jornalismo da literatura. A ética do repórter não está ligada somente com a precisão e veracidade da informação, mas também com o respeito à privacidade, intimidade, honra e imagem das pessoas.

Parabéns aqueles que fazem parte da comunicação através de seus blogs, rádio ou jornal.

 Em especial aos nossos conterrâneas: Márcio José, Davi Herculano, Professor Kleyber, Sidelvan, Arquelino Cézar, Professor Antônio, Álvaro Guimarães, Messias Silva (Mano) , Renilton Silva, Dinda e outros.

Nenhum comentário: