terça-feira, 15 de agosto de 2017

Dia da Assunção de Nossa Senhora


Dia da Assunção de Nossa Senhora é comemorado anualmente em 15 de agosto.

Esta data cristã celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus.

De acordo com os relatos bíblicos, Maria teria morrido durante o sono em 15 de agosto de 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus.

No Brasil, o dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado municipal na cidade de Fortaleza, pelo fato de ser considerada a padroeira da capital cearense.

A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, também aderiu ao feriado municipal de Nossa Senhora da Assunção através da Lei nº 1.327, de 08/02/67.

Também conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia, no Brasil é a padroeira de outras cidades, como: Jales, em São Paulo; Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul; Cabo Frio, no Rio de Janeiro; e Oeiras, no Pará.

Nesta data, celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades.

Existe muita confusão sobre o uso correto do termo “assunção” e “ascensão” para se referir à ida de Nossa Senhora ao Paraíso.

De acordo com muitos teólogos, pelo fato de Maria só ter acesso aos Céus depois da sua morte e ressurreição, esta não tinha a liberdade de aceder ao Paraíso ainda em vida, como fazia Jesus Cristo, com o seu próprio poder.


Por isso que, de acordo com alguns teólogos, existe a Ascensão de Nosso Senhor (se referindo à Cristo) e a Assunção de Nossa Senhora (em referência à Maria, mãe de Jesus).

Nenhum comentário: