segunda-feira, 8 de maio de 2017

O Tempo Coloca Tudo no seu Devido Lugar


Nós já ouvimos centenas de vezes que “o tempo coloca tudo no seu devido lugar”, mas será que é isso mesmo? 

Reflitam...

Desejamos que isso realmente aconteça, que a vida se encarregue de punir aquelas pessoas que causam sofrimentos e que nos recompense pelas nossas boas ações.

No entanto, não podemos dizer que isto é falso ou verdadeiro, porque os projetos do destino estão além da nossa compreensão. O que acontece na verdade é que esse ditado é mal compreendido.

Não somos justiceiros e não podemos esperar que as coisas aconteçam por inspiração divina. Na realidade, não vamos sofrer as consequências dos nossos atos, mas não podemos evitar que nossas ações identifiquem a nossa história de vida. A vida nos oferece a oportunidade de refletir, corrigir os erros e seguir em frente.

Eu me pergunto se eu mudei à noite. Deixe-me pensar: eu era a mesma pessoa quando me levantei hoje de manhã? Acho que estava um pouco diferente. Mas se não sou a mesma, quem sou eu? Ah, esse é o grande enigma”!

– Alice no País das Maravilhas 

Se existisse olho por olho, o mundo estaria cego

A vida segue seu rumo, embora nem sempre seja da forma que desejamos ou esperamos. O tempo não tem pressa; é um juiz sábio que não julga imediatamente.

Quando não gostamos de alguma coisa ou sofremos alguma injustiça, recorremos à ideia do “destino como justiceiro“. No entanto, isso é só uma maneira de fechar os olhos, para não ver o que não podemos controlar.

Esse tipo de comportamento nos tranquiliza e acreditamos que nossa felicidade não corre perigo. Digamos que acreditar em um mundo justo é uma espécie de autoengano que nos leva a ignorar tudo o que nos incomoda.

Em todo caso, existem pessoas maldosas que gostaríamos que recebessem o castigo que merecem, por isso fantasiamos essa ideia de que o mundo é justo.

Precisamos e gostamos de acreditar nisso para vivermos com tranquilidade. Nossa mente precisa acreditar que podemos controlar tudo, mas na verdade só podemos controlar uma pequena parte das nossas experiências.

Não podemos esperar que coisas boas aconteçam se não agirmos nesse sentido. O que é realmente eficaz é “suar a camisa”, para ter chances de ganhar uma concorrência. Mas, mesmo assim não temos a garantia de nada, nem mesmo sorte.

O que fiz para merecer isto?

Muitas vezes não é justo o que acontece conosco, mas essa ideia de igualdade só existe na nossa mente. Isso não é ruim, na medida em que nos ajuda a nos proteger e a organizar nosso mundo interno.

Seria muito difícil viver sem medo, sem pensar nas desgraças que podem acontecer e sem enfrentar dificuldades. O importante é enfrentar e trabalhar contra as injustiças, em vez de adotar uma postura passiva como é a nossa característica.

Precisamos evitar cair na armadilha da vitimização e das queixas; e plantar as sementes que nos permitam equilibrar as forças, da mesma forma que um atleta treina todos os dias para ter uma chance de ganhar a competição.

Ser uma boa pessoa não é garantia de que só aconteçam coisas maravilhosas, assim como ser mau não trará somente desgraças para sua vida. O importante é tentar melhorar a cada dia e se preocupar com o que fazemos com a nossa vida e com a dos demais.

O tempo não tem tudo em suas mãos, nós somos os responsáveis por deixá-lo atuar e organizar o nosso destino. Lembre-se de que as pessoas mais felizes não têm sempre o melhor de tudo, mas sempre veem o lado bom de tudo o que lhes acontece.



Por Raquel Brito

Nenhum comentário: