terça-feira, 30 de abril de 2013

Alagoas comemora Dia Mundial do Trabalho com ações na capital e interior do Estado


A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional comemora o Dia Mundial do Trabalho com ações em Maceió e interior do Estado, de domingo (28) até a próxima quarta-feira (1º), quando a data é celebrada mundialmente. Na oportunidade, serão divulgados os serviços oferecidos gratuitamente pelo governo do Estado para a intermediação da mão-de-obra de trabalhadores formais e autônomos para o mercado de trabalho.
 
No domingo (28), das 8h30 às 11h, haverá panfletagem e apresentação dos serviços por meio de artistas de teatro nos sinais de trânsito localizados na praia da Avenida (TIM), em frente a VB Design (Jatiúca), Sandoval Arroxelas, ladeira do óleo (Cruz das Almas), academia K2 (Ponta Verde) e Iate Clube Pajuçara. Às 10h50 haverá uma grande concentração no sinal da academia K2, na Ponta Verde. (A intenção é marcar a equipe de reportagem por lá. O secretário vai estar presente e poderia ser o entrevistado da sonora).

Em seguida, às11h30, haverá uma grande caminhada na praia da Pajuçara e as atividades do dia serão encerradas com panfletagem e orientação aos trabalhadores dos serviços oferecidos pelos 15 postos do Sine em Alagoas e pela Casa do Trabalhador Autônomo (CTA).

SINE- O objetivo dos postos e atendimento é a intermediação da mão-de-obra, com vistas à redução da taxa de desemprego em Alagoas. Além desses serviços, são ofertados cadastro, orientação ao trabalhador, emissão da carteira de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego e registro da oferta de vagas dos empreendimentos instalados no Estado.

Alagoas conta com 15 postos do Sine em Maceió (no Jaraguá, no shopping Farol, no Benedito Bentes e no Centro) e nos municípios de Arapiraca, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, União dos Palmares, Penedo, Maragogi, Coruripe, Pão de Açúcar, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios.

Para se cadastrar é necessário apresentar carteira de trabalho, identidade, CPF e comprovante de residência. Para a emissão da primeira via da carteira de trabalho é preciso apresentar carteira de identidade ou registro de nascimento original, CPF e comprovante de residência.

Para a segunda via é exigida a apresentação da carteira de trabalho, identidade ou registro de nascimento original, CPF, espelho do PIS e comprovante de residência. No caso de perda ou roubo para adquirir a segunda via, é necessária a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O), da carteira profissional original, do CPF, do espelho do PIS e do comprovante de residência.

No caso da habilitação do seguro-desemprego é preciso apresentar a guia para o requerimento, a rescisão contratual, o comprovante de saque do FGTS ou estrato da conta veiculada, identidade e comprovante de residência. Para o empregador ofertar as vagas é necessário que ele apresente o cartão CNPJ, o número do telefone para contato e informar o perfil do candidato. O trabalhador o empregador devem procurar uma de nossas agências, mas também pode utilizar o site maisemprego. mte.gov.br.

A Casa do Trabalhador Autônomo tem como missão a intermediação de trabalhadores autônomos no mercado de trabalho e o fortalecimento do empreendedor individual e dos empreendimentos econômicos solidários. São ofertados aos autônomos, empreendedores individuais e empreendimentos econômicos solidários, gratuitamente: cadastro, orientação à gestão do empreendimento, palestras, cursos e oficinas de capacitação, orientação sobre linhas de crédito, intermediação para prestação de serviços e inserção em projetos de economia solidária.

Para se cadastrar na CTA é necessário apresentar a cópia da identidade, do CPF e do comprovante de residência, além do PIS, Pasep, NIS ou NIT. Quem possuir algum certificado deve levar uma cópia, já que ele aumenta a chance de ser intermediado. O mercado é seletivo e dá prioridade aos que possuem experiência comprovada ou foram submetidos a alguma capacitação profissional.

Nenhum comentário: