A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional
comemora o Dia Mundial do Trabalho com ações em Maceió e interior do Estado, de
domingo (28) até a próxima quarta-feira (1º), quando a data é celebrada
mundialmente. Na oportunidade, serão divulgados os serviços oferecidos
gratuitamente pelo governo do Estado para a intermediação da mão-de-obra de
trabalhadores formais e autônomos para o mercado de trabalho.
No domingo (28), das 8h30 às 11h, haverá
panfletagem e apresentação dos serviços por meio de artistas de teatro nos
sinais de trânsito localizados na praia da Avenida (TIM), em frente a VB Design
(Jatiúca), Sandoval Arroxelas, ladeira do óleo (Cruz das Almas), academia K2
(Ponta Verde) e Iate Clube Pajuçara. Às 10h50 haverá
uma grande concentração no sinal da academia K2, na Ponta Verde. (A intenção é
marcar a equipe de reportagem por lá. O secretário vai estar presente e poderia
ser o entrevistado da sonora).
Em seguida, às11h30, haverá uma grande caminhada na
praia da Pajuçara e as atividades do dia serão encerradas com panfletagem e
orientação aos trabalhadores dos serviços oferecidos pelos 15 postos do Sine em
Alagoas e pela Casa do Trabalhador Autônomo (CTA).
SINE- O objetivo dos postos e atendimento é a
intermediação da mão-de-obra, com vistas à redução da taxa de desemprego em
Alagoas. Além desses serviços, são ofertados cadastro, orientação ao
trabalhador, emissão da carteira de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego
e registro da oferta de vagas dos empreendimentos instalados no Estado.
Alagoas conta com 15 postos do Sine em Maceió (no
Jaraguá, no shopping Farol, no Benedito Bentes e no Centro) e nos municípios de
Arapiraca, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, União
dos Palmares, Penedo, Maragogi, Coruripe, Pão de Açúcar, Marechal Deodoro e
Palmeira dos Índios.
Para se cadastrar é necessário apresentar
carteira de trabalho, identidade, CPF e comprovante de residência. Para a
emissão da primeira via da carteira de trabalho é preciso apresentar carteira
de identidade ou registro de nascimento original, CPF e comprovante de
residência.
Para a segunda via é exigida a apresentação da
carteira de trabalho, identidade ou registro de nascimento original, CPF,
espelho do PIS e comprovante de residência. No caso de perda ou roubo para
adquirir a segunda via, é necessária a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O),
da carteira profissional original, do CPF, do espelho do PIS e do comprovante
de residência.
No caso da habilitação do seguro-desemprego é
preciso apresentar a guia para o requerimento, a rescisão contratual, o
comprovante de saque do FGTS ou estrato da conta veiculada, identidade e
comprovante de residência. Para o empregador ofertar as vagas é necessário que
ele apresente o cartão CNPJ, o número do telefone para contato e informar o
perfil do candidato. O trabalhador o empregador devem procurar uma de nossas
agências, mas também pode utilizar o site maisemprego. mte.gov.br.
A Casa do Trabalhador Autônomo tem como missão a
intermediação de trabalhadores autônomos no mercado de trabalho e o
fortalecimento do empreendedor individual e dos empreendimentos econômicos
solidários. São ofertados aos autônomos, empreendedores individuais e
empreendimentos econômicos solidários, gratuitamente: cadastro, orientação à
gestão do empreendimento, palestras, cursos e oficinas de capacitação,
orientação sobre linhas de crédito, intermediação para prestação de serviços e
inserção em projetos de economia solidária.
Para se cadastrar na CTA é necessário apresentar
a cópia da identidade, do CPF e do comprovante de residência, além do PIS,
Pasep, NIS ou NIT. Quem possuir algum certificado deve levar uma cópia, já que
ele aumenta a chance de ser intermediado. O mercado é seletivo e dá prioridade
aos que possuem experiência comprovada ou foram submetidos a alguma capacitação
profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário