quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Câmara de vereadores realiza 3ª Sessão Ordinária do ano

Realizada mais uma sessão ordinária na manhã desta quarta feira onde se fizeram presentes os vereadores: Abelardo, Arquelino Cezar, Zé Bras, Van do Careca, Severino Mariano, Piu Spettus, Alan do Lucinho, Kellyn Rafaela, Rejane Santos, Jeane Nascimento, G. Correia e o Presidente da casa, vereador Jura.

A sessão que primeiramente houve as aprovações das seguintes indicações:

Indicação Nº. 025/2013 - Solicitando das operadoras Tim e Claro uma torre com reforçador de sinal no distrito de Luziápolis. (Autoria da vereadora Jeane Santos do Nascimento)

Indicação Nº. 026/2013 – Solicitando no sentido de aumentar a altura da Caixa D’água do sítio Mucuin do distrito de Luziápolis. (Autoria da vereadora Jeane Santos do Nascimento)

Indicação Nº. 028/2013 – Solicitando a construção de banheiros públicos em alguns pontos da nossa cidade. (Autoria do vereador Alan do Lucinho)

Indicação Nº. 029/2013 – Solicitando a recuperação e também que seja colocadas tampas das Bocas de Lobo existentes em nossa cidade. (Autoria do vereador Alan do Lucinho)

Indicação Nº. 030/2013 – Solicitando a construção de uma unidade do PETI no Povoado Chã da Imbíra. (Autoria do vereador Piu Spettus)

Indicação Nº. 032/2013 – Solicitando a construção de uma quadra poli esportiva no Povoado Pimenteira. ( Autoria do vereador Jura)

Indicação Nº. 033/2013 – Solicitando a implantação de Hortas comunitárias em nosso município. (Autoria do vereador Jura)

Indicação Nº. 034/2013 – Solicitando das operadoras Tim e Claro a instalação de torres para a recepção de sinal para telefone móvel no Povoado Chã da Imbíra. (Autoria do vereador Abelardo)

Indicação Nº. 035/2013 – Solicitando a conclusão do calçamento da Rua São José de Araújo e a Travessa João Tibúrcio. (Autoria da vereadora Kellyn Rafaella)

Indicação Nº. 036/2013 – Solicitando a fixação de placas informativas com os nomes das ruas no Bairro Oscar da Cunha Lima. (Autoria da vereadora Kellyn Rafaella)

Indicação Nº 037/2013 – Solicitando a aquisição de dois carros coletor de lixo. (Autoria do vereador G. Correia)

Logo após das aprovações o presidente facultou a palavra aos demais vereadores.

O Primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Arquelino Cezar que primeiramente parabenizou as Secretarias de Segurança Pública e Secretaria de Urbanismo pelo o trabalho que está sendo produtivo e bem conduzido por ambas. Disse que teve uma conversa com a Secretária de Educação (Neide Granja) e achou muito importante o comprometimento da secretária com a educação do nosso município.

O segundo a fazer uso da palavra foi o vereador Alan do Lucinho que cumprimentou à todos presentes, e logo em seguida agradeceu a aprovação de suas indicações apresentadas na manhã desta quarta feira que pedem a construção de banheiros públicos em alguns pontos da cidade, e a outra que é sobre as “Bocas de lobo”, que em alguns lugares da cidade onde estão abertas e se faz necessário tampá-las. Falou também que essa semana ele juntamente com o vereador Piu Spettus e alguns secretários se empenharam muito para tentar agilizar alguns problemas que existiam nas escolas para se começar as aulas do ano letivo nesta segunda feira.

Em seguida, o vereador Piu Spettus onde em seu pronunciamento endossou as palavras do vereador Alan do Lucinho, que em sua indicação pede que se coloque banheiros públicos em alguns pontos da cidade, onde ele concorda e acha de extrema necessidade a colocação dos mesmos. Agradeceu também a aprovação de sua indicação que pede a construção de uma unidade do PETI no Povoado Chã da Imbíra. Parabenizou também a prefeita Pauline Pereira, os diretores de escolas e a Secretária de Educação, que não mediram esforços para que as aulas deste ano letivo começassem nesta segunda feira em todo o município.

A quarta a fazer uso da palavra foi a vereadora Kellyn Rafaella, que agradeceu pela aprovação de suas indicações. E parabenizou aos colegas companheiros pelas suas indicações, que todas elas são de grande importância para a melhoria do município. Parabenizou a Escola Hidelbrando Veríssimo Guimarães,onde toda a equipe daquela Escola fez uma preparação toda especial para a recepção dos alunos em seu primeiro dia de aula. E ainda parabenizou ao Secretário de Esporte e Lazer (Alvinho) e toda a sua equipe que vem trabalhando muito para o lazer nas Escolas e em especial as Escolas de tempo integral.

Logo após a vereadora Rejane Santos, onde agradeceu a aprovação de sua indicação onde solicita que se possível a primeira sessão ordinária do mês de Abril seja instalada em caráter Itinerante no distrito de Luziápolis. Agradeceu pelas indicações dos demais vereadores que são de extrema importância. Parabenizou a prefeita, em relação a educação onde ela teve a oportunidade de ver a abertura das escolas nas volta às aulas e ficou surpresa em ver a recepção que foi dada para com os alunos, que foi de forma encantadora onde nunca houve no município.

A sexta a fazer uso da palavra foi a vereadora Jeane do Nascimento, onde também parabenizou a Prefeita e a Secretária de Educação Neide Granja pelo excelente trabalho feito nas escolas, onde ficou encantada em ver os resultados e a reestrutura dos prédios escolares. Disse ainda que participou de uma reunião no distrito de Luziápolis onde surgiram algumas necessidades em relação ao idoso sobre o programa do leite, e outra situação que é sobre a exploração em relação a pensão dos idosos, que famílias se apoderam do dinheiro e não passam para suprir as necessidades de cada um deles, e pediu para que o presidente da casa, vereador Jura, juntamente com a Secretaria da Mulher do Idoso e da Juventude que veja a possibilidade de uma extencão para Luziápolis para que não haja o deslocamento das pessoas para resolverem esses problemas na cidade de Campo Alegre.

Em seguida o vereador Abelardo, que iniciou sua fala agradecendo a aprovação de sua indicação onde em seu requerimento pede a viabilização para o povoado Chã da Imbíra das torres das operadoras Tim e Claro. Agradeceu também a Prefeita Pauline Pereira, pela chegada de uma nova ambulância no povoado Chã da Imbíra e também pelo fato da contemplação de uma Agência dos Correios para cada comunidade vizinha. Comentou ainda sobre a grande receptividade que foi dada ao alunado e aos pais dos alunos da Escola João Fernandes Vieira. Acrescentou dizendo sobre a visita que foi feita ontem ao Hospital Senador Arnon de Melo e ficou encantado em ver a farmácia central do hospital contemplada com todos os medicamentos necessários para que pudesse abastecer todos os postos dos povoados e unidades de saúde do município, falou do laboratório que estará tirando do sofrimento as mulheres gestantes que se deslocam para Arapiraca, Maceió ou São Miguel para fazerem seus exames predestinados, onde o município de Campo Alegre através do LACEN foi contemplado com os aparelhos que fazem os exames de colposcopia e biópsia. Concluiu dizendo que a Unidade Mista está bem estruturada tanto em equipamentos quanto na estrutura física.

O oitavo a usar a palavra foi o vereador G. Correia que parabenizou as indicações dos demais vereadores e agradeceu também a parceira com o vereador Abelardo para com o povoado Chã da Imbíra. Ainda falou está surpreso com o trabalho da Prefeita desenvolvido em tão pouco tempo. E Elogiou o trabalho que está sendo bem conduzido pela Secretária de saúde Nádja Apolinário.

Foi concedida uma parte ao vereador Arquelino Cezar, onde ressaltou dizendo que não se pode fazer um comparativo do governo atual com o governo anterior. Acrescentou ainda que algumas áreas realmente merecem elogios, mas de certa forma ainda está cedo.

Em seguida o vereador G. Correia retomou a palavra dizendo que na gestão anterior a desculpa era a falta de tempo para a não realização de trabalhos em beneficio do povo. E ainda falou sobre a educação que está de parabéns.

Por fim o presidente da casa, vereador Jura, parabenizou as indicações dos vereadores e agradeceu a aprovação de suas indicações, que foram a construção de uma quadra Poli esportiva no Povoado Pimenteira e da implantação de Hortas comunitária para o nosso município. Registrou que a Prefeita Pauline , com o empenho dela tirou o município do CAUC e que agora o município está apto a receber todo e qualquer recurso do Governo Federal. Ainda falou sobre a sessão solene que será realizada no dia 08 de março em homenagem ao dia internacional da mulher. Disse que futuramente tem a idéia de alugar um espaço no distrito de Luziápolis para a instalação de uma sub-sede da Câmara naquela comunidade. Comentou sobre a idéia da realização de uma gincana sobre o legislativo, com perguntas desde do ano de sua implantação 1961 até os dias de hoje, onde terá perguntas sobre a câmara, visando assim, os cidadãos conhecerem mais sobre a história do legislativo. Expôs sua felicidade e reconhecimento com o trabalho da administração Pauline Pereira, e falou sobre as críticas que faz parte, mas que as críticas tem que serem construtivas, reconhecer quando errou e quando é necessário se fazer um elogio a alguém. “Aqueles que criticam é inveja por não poder está participando de um feito tão grande”, afirmou o presidente. Falou sobre os inícios das aulas, parabenizando os responsáveis pela grande receptividade que foi feita aos alunos.

O vereador Arquelino Cezar pediu a parte, que foi concedida pelo Presidente da casa, que afirmou dizendo que o presidente, vereador Jura, pela 2ª vez diretamente ou indiretamente, quis lhe atingir de alguma forma, e pediu para que fosse mais enfático e disse que não é nenhum vilão. Falou que elogiou a gestão em alguns pontos, e ver também que a gestão erra e tem que se fazer uma crítica dentro deste erro. “Isso aqui não é um campo de batalha”, disse.

Em seguida o Presidente da casa, vereador Jura, disse que a gestão anterior mesmo sendo deficiente, de que além de alguns avanços, ela deu a maior obra, que é o "Governo Pauline Pereira". Disse ainda que não quer travar luta com ninguém pois não é o seu objetivo.

Não havendo mais quem faça uso da palavra, o presidente finalizou a sessão convocando à todos para a próxima sessão quarta feira, dia 06 de março em horário regimental. 
 
 
Por Rômulo Melo

Nenhum comentário: