terça-feira, 30 de novembro de 2010

Campo Alegre poderá ter 400 mil reais em 2011 para promoção de eventos


Um levantamento divulgado na manhã de hoje segunda-feira 29, pelo site CADAMINUTO, aponta que o município de Campo Alegre em 2011 poderá contar com duas emendas do ainda Deputado Federal Olavo Calheiros para a realização de eventos. As emendas foram colocadas na proposta orçamentária de 2011.

O valor de cada uma é de 200 mil reais para promoção das chamadas festas de Promoção de Eventos para Divulgação do Turismo Interno, ou seja, o Festival da Cana e o Luziápolis Fest.
As emendas serão avaliadas pelos relatores das respectivas áreas temáticas, caso as sugestões dos deputados e dos senadores sejam aprovadas pela Comissão Mista de Orçamento e pelo plenário do Congresso.

Confira:

Promoção de Eventos para Divulgação do Turismo Interno - Campo Alegre - AL 3 40 200.000,00
Promoção de Eventos para Divulgação do Turismo Interno - Promoção do "Luziápolis Fest" no Município de Campo Alegre - Campo Alegre - AL 4 40 200.000,00

domingo, 28 de novembro de 2010

Ela de novo: Jéssica Medeiros vence 1º Balada Girl



A estudante Jéssica Medeiros de 13 anos foi a grande vencedora do Prêmio Garota da Balada Girl 2010. O evento realizado na Chácara do Olival foi prestigiado por centenas de pessoas.

A disputa foi bastante acirrada entre belas garotas, e com brilho na passarela Jéssica conseguiu a preferência da banca de jurados formada por seis membros.

A garota mostrou muito talento ao desfilar, e foi aplaudida pelos colegas, e familiares que assistiram sua apresentação.
A garota foi escolhida este ano a Rainha dos Jogos Internos da Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães.

Jéssica que é dançarina da Banda Fanfarra de Campo Alegre, e este ano também brilhou na apresentação da Paixão de Cristo quando interpretou Maria a mãe de Jesus.

As primeiras colocadas:
1º Lugar: Jéssica Medeiros

2º Lugar: Beatriz Eduarda
3º Lugar: Itayane de Cássia




por Blog do Márcio José / Foto: Neilton Ferreira

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Van que transportava pacientes de Campo Alegre é assaltada

Uma van que presta serviços para a secretaria de saúde do município de Campo Alegre é assaltada quando voltava da cidade de Arapiraca por volta das 14 hs dessa sexta-feira 26. Segundo informações a van estava com pacientes que foram realiza exames e consultas médicas, quando dois elementos não identificados pediram carona ao motorista e no caminho efetuaram o assalto com arma branca.


Segundo umas das vítimas que estava na van, os dois elementos estavam armados e com uma faca abordou o motorista que não quis se identificar, efetuando assim o assalto os passageiros falou que não tinha dinheiro, e os mesmo levaram celulares e relógios em seguida desceram da van e tomaram destino ignorado.



por Neilton Ferreira

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estudantes da rede municipal fazem bonito no Projeto A COR DA CULTURA


Estudantes da rede pública municipal do município de Campo Alegre participaram na tarde desta terça-feira 23 de novembro das apresentações culturais do projeto “A COR DA CULTURA”. O evento que pelo segundo ano foi realizado no centro da cidade pela Secretaria Municipal de Educação em comemoração ao dia da Consciência Negra teve a participação de várias escolas do município, com apresentações que mostraram as riquezas culturais trazidas pelo povo africano ao nosso país. O evento contou ainda com a participação do PETI que apresentou a capoeira.

A secretaria municipal de educação Nadja Maria Azevedo logo na abertura do evento, em sua fala agradeceu a colaboração e participação dos professores, diretores, alunos e pais de alunos que participaram na realização do evento.

Várias pessoas estiveram assistindo as apresentações e em vários momentos vibrando muito com o brilhantismo dos filhos de Campo Alegre.

As apresentações seguem nesta quinta-feira 25 no distrito de Luziápolis.





por Blog do Márcio José

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Conselho Tutelar de Campo Alegre encontra criança com sinais de maus tratos em Pernambuco


Após receber uma denúncia por parte da mãe biológica de que a criança M.D.R.L de 10 anos estava sendo vítima de negligência pela avó paterna na cidade de Ribeirão no estado de Pernambuco, o Conselho Tutelar de Campo Alegre resolveu averiguar a situação.
A princípio, os conselheiros tentaram localizar o Conselho Tutelar daquela cidade através da rede mundial de computadores (Internet), no entanto, não houve êxito no sentido de localizar o referido órgão.
No dia de ontem, domingo 21, os conselheiros se dirigiram para o estado de Pernambuco e após várias diligências junto aos moradores de Ribeirão, conseguiram chegar ao endereço onde a menor se encontrava no bairro conhecido popularmente como Terreirão.

Ao chegar à residência, foi detectado um ambiente inadequado para um crescimento físico e psicológico de uma criança, visto que a avó paterna, seu filho e outra pessoa se encontravam ingerindo bebida alcoólica enquanto a criança estava na rua (a poucos metros da casa), próximo a uma movimentada rodovia.

Logo que avistou sua genitora, a criança pediu urgentemente para vim embora com ela, relatando alguns fatos que indicam que a mesma estava sendo vítima de maus tratos e negligência. A menor não estava freqüentando nenhuma escola, não possuía quase nenhuma roupa e apresentava algumas escoriações no rosto.
O Conselheiro Tutelar Sidelvan Ferreira afirma que a criança já havia enviado recado por meio de outros parentes que queria vim morar com a mãe em Campo Alegre.
A menor receberá algumas medidas de proteção previstas no art. 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre as quais, orientação, apoio e acompanhamento temporário e matrícula e freqüência obrigatória em estabelecimento de ensino.




Redação - Com Sidelvan Ferreira

Atração confirmada para o natal


O secretário de cultura de Campo Alegre Carlos Olodum, confidenciou a nossa redação que já está confirmada para o natal de Campo Alegre à banda alagoana GRUPO GINGADO. O secretário adiantou ainda que no reveillon também tenha uma grande atração musical.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MP e Prefeitura Municipal realizam I Seminário de prevenção as Drogas


Foi realizado na manhã desta quinta-feira 18, o I Seminário de prevenção as Drogas. O evento foi realizado pelo Ministério Publico Municipal em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de educação e da Secretaria municipal de Assistência Social.

O seminário aconteceu na Escola Municipal de educação básica Miguel Matias e teve como público alvo: Professores, conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, diretores de escolas, coordenadores dentre outros profissionais.


Na solenidade de abertura algumas autoridades usaram da palavra dando destaque à importância do evento. A secretária Nadja Azevedo, destacou o empenho da SEMED nas ações de combate as drogas, citando como exemplo o Projeto Cidadão Mirim que na oportunidade fez a execução do Hino Nacional. O prefeito Maurício Tenório disse que o seminário é apenas uma semente que está sendo plantada para combater esse mal chamado de “as drogas”.

O promotor de justiça Dr. Andresson Charles agradeceu ao apoio das autoridades municipais empenhadas neste evento e disse que a droga é mais uma batalha que a sociedade precisa que vencer.


Após a abertura o senhor Antônio Guimarães conduziu uma importante palestra sobre as drogas com o tema "Conhecendo o problema para ajudar", onde na oportunidade o palestrante mostrou a todos os presentes que é preciso estar unidos para enfrentar este problema que atinge a todas as camadas sociais. E ainda debateu com os participantes a cerca do assunto e tirou algumas dúvidas sobre a problemática das drogas.

Também participaram do evento, o ex-deputado Álvaro Guimarães e os vereadores Dema e Jura, além de secretários municipais.




por Blog do Márcio José

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lixo em terreno baldio causa transtornos a moradores


Lixo em terreno baldio são motivos de revolta a moradores, um terreno na Rua Santa Luzia está aos poucos se transformando em lixão, isso porque equipes da limpeza da prefeitura estão jogando lixo no terreno, causando assim uma revolta aos moradores. Procurado para ser feita a reclamação, o secretário Carlito nos orientou a buscar ajuda no coordenador dos garis, o senhor Zé Ailton, tentamos entrar em contato com o mesmo e não tivemos êxito. Enquanto isso o mais novo lixão está sendo aos poucos inaugurado, lembrando que o terreno não é propriedade da prefeitura.



por Neilton Ferreira

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15 de Novembro Dia da Proclamação da República


Em 1889, no dia 15 de novembro, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República Federativa do Brasil. O sistema monárquico do governo já não tinha apoio da Igreja, nem dos militares, das lideranças civis e nem dos antigos senhores de escravos. Por essa razão, a proclamação da república foi pacífica, sem guerra nem derramamento de sangue.

Movimentos sociais e revoltas já indicavam a falência do regime monárquico. A Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução Pernambucana (1817) já carregavam o gérmen do sistema republicano de governo, impulsionados pelos ideais da Revolução Francesa.

Pouco depois da Proclamação da República, no dia 24 de fevereiro de 1891, foi promulgada a primeira Constituição Republicana. No mesmo ano, sofrendo oposição do Congresso, Deodoro da Fonseca renunciou e o vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto, assumiu a presidência.

O forte e centralizado presidencialismo, que tornava difícil a aplicação do princípio federativo, fez com que algumas oligarquias rurais de São Paulo e Minas Gerais se destacassem, o que deu início à conhecida política do “café com leite”. Os estados de São Paulo e Minas Gerais passaram a alternar a presidência do Brasil até 1930.

A vida de Deodoro da Fonseca - O Marechal Deodoro da Fonseca nasceu em 1827, em Alagoas e lutou nas guerras do Prata e do Paraguai. Em 1884 conquistou o posto de marechal e, no ano seguinte, foi nomeado comandante de armas do Rio Grande do Sul. Ele foi para o Rio de Janeiro, sede da monarquia, em 1886 e assumiu a facção do Exército favorável à libertação dos escravos.

domingo, 14 de novembro de 2010

Campo Alegre fica sem energia por mais de 12 horas


Show que seria realizado na noite da última sexta - feira, 12 foi cancelado devido à falta de energia elétrica, segundo a organização do evento, o show não tem uma nova data.

As constantes faltas de energia vêm tirando o sossego de todos os moradores, inclusive comerciantes. Pois a falta de energia é quase sempre, e o pior que a cidade fica as escuras por mais de 12 horas, o que traz um prejuízo enorme aos mesmo, e até mesmo aos moradores. Tentamos entrar em contato com a empresa responsável pelo fornecimento de energia, (ELETRABRÁS), mas não tivemos êxito.

Lembrando ainda que o fornecimento de energia foi cancelado na noite da última sexta-feira e só veio a estabelecer na noite de sábado, (ontem) por volta das 23:00hs. Ainda sim a energia não chegou à casa de todos.

É uma falta de respeito da ELETROBRÁS, para com toda a cidade, até quando vamos ter que conviver com essa falta de respeito. Espero que isso tenha um final e que a empresa comunique antes, deixando assim todos precavidos.




por Neilton Ferreira

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Escola Hildebrando Guimarães realiza abertura do Projeto Leitura e escrita


A Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Guimarães, realizou nesta quarta-feira 10, a abertura de mais um projeto desenvolvido naquela instituição de ensino. Desta feita foi iniciado o Projeto Leitura e escrita.

O projeto que acontece durante dois dias, 10 e 11 de novembro. Em seu primeiro dia aconteceram várias apresentações desenvolvidas pelos alunos da escola: Grupo de dança da escola, peças e encenações de contos e poemas.

Já nesta quinta-feira acontecerá durante todo dia Exposição Literária de poemas, crônicas, fábulas e memórias sobre Campo Alegre.

O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação que vem dando total apoio para sua realização.



por Blog do Márcio José / Foto: Neilton Ferreira

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vereadores de Campo Alegre dão palavras de apoio ao proprietário Zezinho


Os Vereadores Jura, Dema e Zé Brás fizeram uso da palavra, em defesa do proprietário Zezinho, preso injustamente em uma operação ( Segundo os Vereadores ).



O primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Jura que iniciou fazendo referência a reforma do Ginásio de Esportes. Registrou também que logo que seja encerrada a reforma do Ginásio será dado início a reforma do Mercado da Carne, reforma orçada em pouco mais de 60 mil reais, onde agradeceu ao prefeito pelo cumprimento do acordo firmado juntamente com os vereadores. Falou de mais uma reunião do Conselho Municipal de Segurança, onde foram debatidos assuntos sobre a segurança do município. Falou sobre a prisão do comerciante Zezinho do lava Jato e repudiou a forma em que a polícia agiu na operação: “Não podemos ficar calados, pois amanhã ou depois pode ser um de nós” disse o vereador Jura.

O vereador acrescentou dizendo não ser contra a prisão por conta da arma, mas sim pela generalização da informação na qual coloca o comerciante como membro de uma quadrilha de assaltos a banco. Elogiou a postura de trabalho do secretário Carlito Tenório e por fim apresentou números do IBGE.

Já o vereador Dema destacou a importância do Conselho de Segurança de Campo Alegre em atitudes como a implantação de câmeras de monitoramento que serão instaladas a partir de dezembro. Sobre as operações recentes da polícia disse: “A polícia vem cometendo equívocos quando prendem homens de bem, essas coisas não devem continuar acontecendo, a honra dos homens de bem devem ser preservadas”.


O vereador Zé Braz também comentou sobre o assunto e disse: “Nada contra as operações, mas que se prenda bandidos”. Registrou seu repúdio sobre a prisão do comerciante Zezinho Romão, “Foi abuso de poder, eu digo por que quem conhece o Zezinho é o povo de Campo Alegre”.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sociedade se mobiliza em apoio ao comerciante Zezinho do Lava Jato

Alguns órgão e associações do município de Campo Alegre estão mobilizados em demonstração de apoio ao comerciante José Romão de Souza Filho, o Zezinho do Lava Jato. O comerciante foi detido em uma operação realizada na última quinta-feira 04, juntamente com três homens que segundo a polícia fazem parte de uma quadrilha de assalta a bancos.

Órgãos como Conselho Tutelar, Câmara de vereadores e comércio local, além de associações comunitárias atestam a idoneidade do comerciante que é filho da cidade e não consta em seus arquivos nenhum antecedente criminal.

domingo, 7 de novembro de 2010

Moradores reclamam pela segunda vez das constantes queda de energia


Mais uma vez, moradores da Rua Santa Luzia andam consternados com a constante queda de energia durante o fim do dia. Cerca de 30 dias o fornecimento de energia fica fraco nos períodos de 17h30min até às 23h00min horas, causando assim uma revolta nos moradores.


Um dos moradores fez a reclamação a Eletrobrás, e o órgão responsável veio ao local e prometeu solucionar o problema, coisa que os moradores esperam até hoje. Eu já perdir um computador, sem falar das coisas que estragam na geladeira, pois eu desligo a geladeira ás 18h00min horas e só posso ligá-la novamente a partir das 05h00min da manhã do dia seguinte, isso é um absurdo. – Disse um morador revoltado.




por Neilton Ferreira

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Polícia prende quadrilha em Campo Alegre, bando agia em AL e PB


Uma operação realizada pela Polícia Civil de Alagoas em parceria com o DEIC no fim da tarde desta quinta-feira 04, resultou na prisão de quatro homens em Campo Alegre. Eles são acusados de participar de assaltos a bancos e das famosas saidinha de banco.

Os assaltantes foram presos na cidade de Campo Alegre, interior de Alagoas a 96km da capital Maceió.

A operação, contou com a participação de homens do DEIC sob o comando do delegado Paulo Cerqueira e da Delegacia Regional de São Miguel dos Campos comandada pelo Dr. Mário Jorge e tiveram suas investigações concentradas na cidade de Campo Alegre.

Segundo o Delegado Mário Jorge, os presos, também são suspeitos de participar de assaltos que ocorreram em povoados do interior do estado, na cidade de São Miguel dos Campos e no Estado da Paraíba.

O delegado informou ainda que a quadrilha efetuou assaltos em vários bancos no estado da Paraíba. Uma das cidades onde a quadrilha agia foi Nossa Senhora do Bonito, onde eles praticavam a famosa saidinha de banco.

A polícia suspeita que o bando se preparava para efetuar roubos na noite de hoje, nas usinas Caeté e Sinimbu, além de caixas-eletrônicos em outras localidades. A quadrilha efetuaria o assalto e logo fugiria para o estado de São Paulo, mas a polícia conseguiu abortar a ação dos bandidos.

“Soubemos que hoje à noite eles assaltariam uma usina, mas até agora eles só confessaram os crimes de ‘saidinha’ em São Miguel dos Campos e Maceió”, disse o delegado Paulo Cerqueira, diretor da DEIC.

Também foram feitas buscas em São Miguel dos Campos, Limoeiro de Anadia e Maceió.

Até o momento a Polícia não divulgou os nomes dos acusados. Na operação também foram apreendidos um veículo Pólo, placa DJD 1861 – Taboão da Serra – SP, Uma Pampa, placa MXL 6951 – Cajazeiras – PE, uma moto Honda 250, placa MOU 2670 – Campina Grande – PB, revólveres e pistolas que estava em poder da quadrilha, além de um maçarico, um gerador e um aparelho compressor que chamou a atenção da equipe da Polícia.



Maiores informações acessem: www.alagoasultimahora.com.br

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia de Finados marcado por fé e devoção


Milhares de Campoalegrense iniciaram a manhã desta terça-feira (02), com uma visita ao cemitérios. Neste Dia de Finados, as pessoas estiveram logo cedo acendendo velas e fazendo orações pelos entes queridos que já faleceram.


O dia de finados teve origem entre os clérigos romanos no início da paganização do cristianismo, institucionalizada na Igreja Católica Romana. Antes mesmo de o dia de finados ser criado, o culto aos mortos já existia no mundo pagão, e quando começou a ser praticado – inicialmente de forma sutil e depois mais abertamente – pela Igreja Católica Romana, sofreu a crítica de um pequeno grupo de cristãos da época, centrados no ensino da Palavra de Deus, e que foram rechaçados pelos líderes de Roma. Posteriormente, essa prática só aumentou.

“Queremos lembrar os nossos queridos mortos, mas lembrar também que a vida continua e que temos que exaltar esta dádiva divina de nos permitir estar aqui” disse uma das visitantes a nossa reportagem.



por Neilton Ferreira

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Dia de Todos os Santos


Deve-se ao Papa Bonifácio IV a celebração deste dia que pretende recordar todos os homens e mulheres cujo nome ficou para sempre celebrizado no panteão dos glorificados.

Foi no distante ano de 609 d.C. que o Papa Bonifácio dedicou o panteão de Roma à Virgem Maria e a Todos os Santos, no dia 13 de Maio, tendo sido depois a data alterada para o dia 1 de Novembro, pelo Papa Paulo III, que dedicou a primeira capela a todos os santos na Basílica do Vaticano. A igreja ortodoxa celebra este dia no Domingo seguinte ao Pentecostes.

Em Portugal as celebrações perderam-se um pouco ao longo dos anos, mas não há muito tempo atrás que as crianças se juntavam pela manhã para ir batendo de porta em porta a pedir pelos ‘santinhos’ e pela alma das pessoas que já morreram. Levavam uma bolsa de pano e recebiam o que as pessoas podiam dar como dinheiro, maçãs, castanhas, rebuçados, nozes, bolos, chocolates, etc.

Este costume perdeu-se bastante porque os pedidos eram feitos por necessidade devido à miséria que imperava. Nas casas, a mesa era posta com o que os donos tinham de melhor para comer e beber e quando os pedintes batiam à porta eram convidados a entrar e a sentar-se.

Em certas zonas do país ainda continua o costume de se confeccionarem broas de milho para dádivas. Uma iguaria que não faltava eram as tradicionais papas de milho divididas em pratos individuais que cada pessoa comia juntando-lhe leite e mel ou açúcar.

Em Castelo de Vide, as crianças que pediam entoavam a seguinte ladainha:
‘Senhora dê-nos os Santos
Por alma dos seus defuntos
Lá estará na Santa Cruz
P'ra sempre, ó Jesus!’
Quando as pessoas não davam nada, a canção tinha a mesma melodia, mas a letra era bem diferente.

Em Niza, o ritual era o mesmo, mas a maior atenção ia para os pedidos aos padrinhos:

‘Dê-me a sua benção padrinho!’ ao que estes respondiam: ‘Deus te abençoe e te faça um santinho!’ e entregavam aos afilhados bolos (os santinhos) no feitio de lagartos e de bonecos, com ovos e dinheiro.

Bolo típico desta festividade é o ‘Santoro’, de forma comprida e que se dá aos pedintes ou amigos em dia de Todos-os-Santos ou de finados.

Este feriado é ainda aproveitado para o arranjo das campas dos cemitérios com vista à celebração do dia de finados.