sábado, 31 de julho de 2010

Você conhece Santo Inácio de Loyola?

Inácio de Loyola, que viveu entre os anos de 1491 e 1556, era um cavaleiro impetuoso. Ferido no cerco de Pamplona, durante a convalecença, não encontrando leituras de cavalaria, de que era apaixonado, descobriu Jesus Cristo no Evangelho e na vida dos santos. Então quis dar-se a Cristo na Igreja. Amadureceu a sua conversão no mosteiro de Monte-Serrat iniciando-se na "devoção moderna", sobretudo lendo a imitação de Cristo na gruta de Manresa, onde teve experiências místicas e lançou as bases do seu famoso livro, Exercícios espirituais.

Estudou filosofia e teologia em Paris, onde fundou a Companhia de Jesus, e em Veneza, onde foi ordenado sacerdote. Estabelecido em Roma, colocou sua companhia como um exército à disposição do Papa para a defesa da fé, reforma da Igreja e obra missionária. Intensa e vasta foi a sua ação apostólica juntamente com a de seus colaboradores. Abriu a sua companhia à cultura teológica e à cultura humana, a ponto de poder representar a igreja no campo das ciências e do pensamento moderno, e fez deles ilustres educadores.

Hoje compreende-se melhor a figura de Inácio de Loyola à luz de seu profundo espírito de doação, da mística do serviço, de seu otimismo e dinamismo orientados para maior glória de Deus na Igreja e para a Igreja. A ascética inciana se esforça por criar nos fiéis uma mentalidade cristocêntrica. Inácio assimilou Cristona oração psicológica, na obdiência e na santidade de vida.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Projeto Ação Brasil realiza festa de encerramento em Campo Alegre

O Projeto Ação Brasil realizou na manhã desta sexta-feira 30, cerimônia de encerramento de uma turma cursos de Qualificação Profissional. O projeto aconteceu durante oito meses com os cursos profissionalizantes de: Aux. Administrativo, Marketing, Técnicas de Vendas, Secretariado, Recepcionista, Telefonista, Departamento de Pessoal e Arte da comunicação.

A organização do projeto agradeceu a todos que deram apoio para que o mesmo desse início e em especial a escola Estadual Dom Constantino Luers que cedeu o espaço para a realização do curso, a Secretaria de Educação na pessoa da secretária Nádja Azevedo a câmara de vereadores e o blog do Marcio José.

O evento foi realizado no Centro de Formação Educacional, e contou com uma palestra motivacional e as entregas de certificados para os alunos que concluíram os cursos do Projeto Ação Brasil.

O principal objetivo do evento é qualificar e motivar os alunos ao mercado, abordando temas como: Qualidade em Gestão e Motivação Profissional.

A palestra foi ministrada pela Acadêmica em Administração pela Faculdade alagoana de Administração em Maceió-AL, Professora de cursos de Qualificação Profissional treinada pelo projeto Ação Brasil: Zuckerllan Bernadelli da Silva Souza.





por Blog do Márcio José

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O poder da Internet na corrida Eleitoral



A corrida eleitoral revela diferentes estratégias na briga pela preferência do eleitor. Depois de ser dada a largada para a campanha deste ano – o que aconteceu desde o do dia 6 de julho – muitos pré-candidatos já aderiram às redes sociais, com o objetivo de estreitar laços com aqueles que decidem o pleito. O uso do Twitter, por exemplo, faz parte desta tentativa de conquistar o eleitor. Os especialistas, entretanto, advertem que os efeitos do uso do microblog são diferentes entre os candidatos às eleições majoritárias (presidente, governador e senador) e às proporcionais (deputados federal e estadual).

Para o cientista político Juliano Borges, o potencial do Twitter depende da forma como o candidato o utiliza. Ele acredita que os aspirantes aos cargos proporcionais não tenham nada a perder com a adesão ao microblog, diferentemente daqueles que desejam vencer uma eleição majoritária.

A internet terá papel fundamental na mobilização de militantes e apoiadores informais dos partidos na campanha eleitoral deste ano. Não terá o mesmo potencial de convencimento que rádio e televisão possuem hoje, mas sua capacidade de aproximar os eleitores dos candidatos, possibilitando o diálogo entre eles, deverá receber atenção especial no mundo da política em 2010.

As experiências de marketing em redes sociais – como Orkut, Facebook, Twitter, Youtube e blogs – será incorporada às estratégias de campanha política, já que, pela primeira vez, a legislação eleitoral tornou a internet um território livre para a proganda dos candidatos.




por Neilton Ferreira

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Hoje é o dia da morte de Virgulino Ferreira da Silva ( O Lampião )


A partir da metade do século XIX, diante da dura realidade do Sertão Nordestino, onde predominava a intensa miséria e injustiça social, criou-se uma manifestação caracterizada pelo banditismo: o Cangaço. A organização já era conhecida desde 1834 e se referia a certos indivíduos que andavam armados, com chapéus de couro, carabinas e longos punhais entrançados que batiam na coxa. Levavam as carabinas passadas pelos ombros. Os cangaceiros surgiam em grupo, ao comando de um companheiro mais temível.

Em 04 de junho de 1898, nasceu Virgulino Ferreira da Silva, na fazenda Ingazeira, de propriedade de seus pais, no Vale do Pajeú, em Pernambuco. Terceiro filho de José Ferreira da Silva e D. Maria Lopes, Virgulino, que entraria para a história com o nome de Lampião, viria a tornar-se o mais notório cangaceiro. Até entrar para o cangaço, Virgulino e seus irmãos eram pessoas comuns, pacíficos sertanejos que viviam do trabalho na fazenda e na feira aonde iam vender suas mercadorias. Virgulino Ferreira da Silva na certa teria a vida de um homem comum, se fatos acontecidos com ele e sua família não o tivessem praticamente obrigado a optar pelo cangaço como saída para realizar sua vingança. Virgulino declarou que, tendo perdido seu pai por culpa da policia, e responsabilizando-a pela morte da sua mãe, iria lutar até a morte, e se pudesse tocaria fogo em Alagoas.

A morte de Lampião é assunto que gera controvérsias. Existem duas hipóteses para a sua morte e de dez dos seus cangaceiros.

- 1ª hipótese: Em 1938, Lampião faz uma incursão no agreste alagoano, escondendo-se depois no estado de Sergipe. A polícia de Alagoas ficou sabendo do esconderijo de Lampião e uma volante comandada pelo Tenente João Bezerra da Silva juntamente com o Sargento Ancieto Rodrigues e sua tropa alagoana, conduzindo inclusive metralhadoras portáteis, cerca o bando. Na madrugada de 18 de julho de 1938 começou o ataque que durou aproximadamente 20 minutos e cerca de 40 cangaceiros conseguiram fugir.
Lampião e 10 cangaceiros foram mortos na gruta de Angico, suas cabeças foram cortadas e expostas em praça pública em diversas cidades. Angico era o esconderijo, a fortaleza de Lampião. É uma gruta de pedras redondas e pontiagudas que pertence ao estado de Sergipe. O esconderijo foi apontado para os policiais por um homem de confiança de Lampião, Pedro Cândido, que depois foi morto misteriosamente em 1940.

- 2ª hipótese: Admite-se que houve um plano de envenenamento. Como Pedro Cândido era homem da inteira confiança de Lampião, ele poderia ter levado garrafas de quinado ou conhaque envenenadas, sem que as tampas tenham sido violadas. Outros historiadores afirmam que Pedro Cândido teria levado para os cangaceiros pães envenenados e como era de total confiança, os alimentos não foram testados antes de serem comidos. Tal argumento se baseia nos urubus mortos perto dos corpos após terem comido as vísceras dos cangaceiros e também porque quase não houve reação às balas da volante policial.

A tropa, que tomou parte no fuzilamento e na degola dos cangaceiros, se compunha de 48 homens. O tenente João Bezerra que chefiava o ataque disse que foi rápido. Cercaram os bandidos num semicírculo. Um soldado da polícia foi morto, alguns ficaram feridos e 11 cangaceiros tiveram suas cabeças cortadas.

Comemoramos o dia do Agricultor

Em algum momento, em sua evolução, o homem descobriu que podia tirar da terra o seu alimento. Desde o século XIX, quando se estabeleceram hipóteses de como teria sido o seu desenvolvimento, foram estabelecidas quatro fases: na primeira fase, o homem foi selvagem; na segunda, nômade (sem habitação fixa) e domesticador; na terceira, agricultor e somente na quarta, se civilizou. O momento da passagem de caçador para pastor e agricultor nunca ficou muito preciso, não se concluiu exatamente qual foi, ou onde foi.

Estudos arqueológicos, etnográficos e históricos mostram que ao mesmo tempo, em várias partes do mundo, o homem passou a mexer na terra com o objetivo de se alimentar, que é o que conhecemos como Agricultura: uma arte, a arte de cultivar a terra.

No Dia do Agricultor, é interessante conhecer um pouco mais sobre essa importante e antiqüíssima atividade humana.
A Busca pelo alimento

Notáveis trabalhos de irrigação na China, de 2200 aC., sinalizam que ali se desenvolvia a agricultura nessa época, assim como também há o registro da existência de represas, espécies de tanques, de máquinas debulhadoras e de implementos para cultivar a terra. Acredita-se que a técnica da irrigação deve ter ido da China para a Babilônia. Por muito tempo o aparecimento da agricultura foi creditado ao Oriente Médio, por volta de 4000 aC.

Recentemente, pesquisas arqueológicas levaram essas hipóteses para 7000 aC., além da suposição de que uma fase preliminar de cultivo da terra deve ter existido na Palestina, pelos vestígios que ficaram de espécies de foices naquela região, que remontam a 9000 aC.

Dessa mesma época são os vestígios da colheita de feijões, ervilhas e cabaceira, no norte da Tailândia. Existem provas do cultivo de feijões e de abóbora na América, no México, em 7000 aC. Presume-se que entre 4000 e 2000 aC., acontecia a transição da caça e da coleta para a agricultura na Amazônia, porque restos de alimentos de origem animal e vegetal , que remontam a esse período, têm sido encontrados em cavernas do Brasil e da Venezuela.
A Agricultura de Hoje

A agricultura como é feita hoje, a chamada agricultura convencional, se baseia num conjunto de técnicas produtivas que surgiram em meados do século XIX, conhecida como a segunda revolução agrícola, e que se baseou no lançamento dos fertilizantes químicos. Expandiu-se após as grandes guerras, com o advento do emprego de sementes manipuladas geneticamente para provocar o aumento da produtividade, associado ao emprego de agroquímicos (agrotóxicos e fertilizantes) e de maquinaria agrícola.

Esse modelo de agricultura industrial, envolvendo uso intensivo de produtos químicos e grande especialização, tem predominado na agricultura e produção de alimentos mundial.
Agricultura Orgânica

A agricultura orgânica apareceu entre as décadas de 20 e 40, fruto de trabalhos de pesquisadores na Índia. Ela se baseia na manutenção da fertilidade do solo e da sanidade geral das plantas e animais pela adubação orgânica e pela diversificação e rotação de culturas. Utiliza também a reciclagem de resíduos sólidos, adubos verdes e restos de culturas, de rochas minerais, de manejo e controle biológico de insetos, mantendo a fertilidade e sanidade do solo para suprir as plantas de nutrientes e controlar insetos, pragas, moléstias e ervas invasoras.

Essa forma de cultivar a terra tem hoje muitos adeptos, tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos, que a experimentam como uma alternativa à agricultura convencional.

O estudo dos efeitos das atividades humanas sobre o meio ambiente trouxe o conhecimento das más conseqüências da disseminação da poluição dos cursos d'água e dos lençóis freáticos subterrâneos pelo uso indiscriminado de fertilizantes e pesticidas na agricultura. Descobriu-se também que a agricultura intensiva oferece riscos de erosão aos solos e danos à vida selvagem.

Hoje, o consumidor é suficientemente informado e se preocupa com o efeito de alimentos contaminados por pesticidas, hormônios e resíduos de antibióticos para a saúde humana. Aumentou então o interesse por métodos menos convencionais, métodos mais naturais de cultivar a terra.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Parabéns a todas as vovós e vovôs pelo seu dia


O Dia da Vovó ou dos Avós é uma daquelas datas que geram polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração. Mas ela é muito mais que isso. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

O papel simbólico desempenhado pelos avós é muito importante para a criança. Mesmo depois de mortos, costumam fazer parte das nossas, geralmente boas, lembranças da infância. Nem a morte os separa dos netos, pois eles continuam identificados à sua primeira infância. Ao contrário do que se pode pensar, os avós fazem muito mais do que mimar os netos. Muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

Origem do dia - Comemora-se o Dia da Vovó em 26 de julho porque esse é o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Conta a história que Ana e o marido, Joaquim, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Ela teve uma menina quando já tinha idade avançada e a batizou de Maria.

Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas três anos. Ela é a padroeira das mulheres grávidas e dizem que concede gravidez às mulheres estéreis.

domingo, 25 de julho de 2010

25 de Julho Dia de São Cristóvão


25 de Julho é dia de São Cristóvão. Este santo é muito solicitado nas viagens por ser patrono dos motoristas. São Cristóvão foi alvo de muitas lendas, porém tudo indica que viveu o significado do seu novo nome, Cristóvão: ou seja: "portador de Cristo". Seu culto remonta ao século V.

Cristóvão cresceu no meio pagão e dizia que somente serviria o soberano mais poderoso, serviu vários mais quando procurou servir o Rei dos Reis seguiu o caminho da oração, meditação da Palavra e penitência, abraçou o conselho de servir o povo pela caridade, já que agradecidos rezariam por ele.

Nesse serviço teria que usar toda sua altura e fortaleza para atravessar pessoas de uma margem a outra, quando de repente tomou nos ombros um leve menino que começou a pesar tanto que o gigante de Deus precisou apoiar-se num cajado para atravessá-lo, quando ouviu do menino: "Muito mais que o mundo inteiro: tu carregaste O Senhor do Mundo. Sou Jesus a quem tu serves". São Cristóvão... Rogai por nós!..

sábado, 24 de julho de 2010

Sábado Voluntário: Mãos que ajudam realizará neste sábado diverças ações em todo país


Este 24 de julho será marcado como o DIA NACIONAL DE AÇÃO VOLUNTÁRIAUM SÁBADO SOLIDÁRIO. Cerca de 115 mil voluntários, amigos e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estarão em ação nas 26 capitais e no Distrito Federal. Serão mais de 170 cidades, envolvidas no Programa Mãos que Ajudam.

Pelo segundo ano consecutivo, diversas ações simultâneas – limpeza de praias, parques ou praças públicas; mutirões de mobilização de combate à dengue; reforma de escolas públicas; reforma de postos de saúde, doação de sangue e distribuição de kits-bebês em maternidades públicas – vão comemorar o evento. Em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, os voluntários reformarão dezenas de escolas, numa parceria com as Secretarias de Educação dos estados. Só na cidade de São Paulo serão cerca de 40 escolas com perto de 10 mil participantes.

As centenas de voluntários de Santa Catarina, por exemplo, há alguns meses, estão trabalhando na confecção de cachecóis que serão doados a centenas de idosos em asilos e casas de repousos – uma maneira de demonstrar amor aos que tanto contribuíram pela sociedade. Para ajudar os bancos de sangue e beneficiar diretamente pessoas, em Maceió, Aracaju, Porto Alegre, Santos e Sorocaba, além de outras cidades, milhares de voluntários doarão sangue, na esperança de contribuir para salvar e confortar vidas. Em Salvador, centenas de voluntários limparão praias. Em outras regiões, o trabalho será um mutirão de combate à dengue. Em Recife, os voluntários irão às cidades atingidas pelas enchentes e realizarão uma força-tarefa de ajuda aos desabrigados. Já em Campinas, quatro toneladas de alimentos serão armazenados e doados para famílias carentes.

Com esse projeto – um modelo de solução para um país com muitos desafios sociais –, os voluntários conscientizarão a comunidade e manifestarão em ação prática o “SEGUIR O EXEMPLO DE JESUS CRISTO NO SERVIÇO AO PRÓXIMO”. Todas as iniciativas são desenvolvidas por meio de parcerias locais com a iniciativa privada, poder público, mídia, comunidade e os próprios voluntários e amigos do Programa Mãos que Ajudam.


Nos último s 10 anos, foram centenas de ações em todo o país. Mais de 1.5 milhões de pessoas já se envolveram nos projetos. O objetivo é único: melhorar o país por meio da sua principal riqueza, o brasileiro.



por Assessoria

terça-feira, 20 de julho de 2010

Hoje é o Dia Internacional do Amigo e da Amizade


Segundo as definições do Dicionário Aurélio, amigo é aquele ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade. Amizade, portanto, é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual.

Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. No decorrer da vida, nós desfrutamos da companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância, dos quais nós podemos lembrar vagamente. Os amigos da escola. O 'melhor' amigo da adolescência. Colegas que encontramos no serviço. Amigos com os quais compartilhamos bons momentos. Companheiros de farra.

À medida que envelhecemos, um amigo com o qual podemos tomar café juntos, enquanto conversamos ou fazemos outro tipo de atividade. Mas existem também relações de amizades entre outros tipos de pessoas de outras regiões, seja por via Internet, onde amizades surgem para suprir um vazio existente ou para descobrir outro mundo, além do seu, ou laços de amizades feitos por pessoas de outras cidades ou regiões, que se conheceram pessoalmente e que preservam, por muito tempo ou por consistência, esse sentimento.

Portanto, hoje, em comemoração ao Dia da Amizade, celebre a data com o amigo por perto; ou se está longe, faça um contato, por mais breve que seja, e reacenda os laços que os unem de amizade, de respeito. Que seu amigo saiba e sinta o quanto você o considera, o quanto você o ama como amigo.

COMO SURGIU A DATA

A origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a idéia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra.

Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.

A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarzinho, acabou sendo adotada em outras partes do mundo.

OS MILAGRES DA AMIZADE

A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.

A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração.

A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio.

A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho.

São dois cérebros e quatro braços agindo.

A amizade diminui a distância.

Embora longe, o amigo é alguém perto de nós. A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhado, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida.

A amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano.

A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.

O amigo é a outra metade da gente.

O lado claro e melhor.

Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos.

O amigo revela, desvenda, conforta.

É uma porta sempre aberta, em qualquer situação.

O amigo na hora certa é o sol ao meio-dia, estrela na escuridão.

O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação.

O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Escola Estadual Dom Constantino Luers é a pior do estado no ENEM


Em Alagoas houve uma pequena melhora, desta vez nenhuma escola do Estado ficou entre as dez piores, mas os rankings mostram que a situação das escolas públicas é preocupante, afinal todas as dez piores escolas são estaduais. Vejam a lista

Ranking das 11 melhores



COLEGIO SANTA URSULA LTDA - Privada 663,80 (399°)
2. COLEGIO MARIA MONTESSORI- Privada 663,26 (410°)
3. COLEGIO CONTATO MACEIO- Privada 656,10 (563°)
4. COC – MACEIO - Privada 655,44 (579º)
5. COLÉGIO MARISTA DE MACEIÓ – Privada 653,85 (619º)
6. SISTEMA MOTIVO DE ENSINO- Privada 646,30 (806°)
7. INS FED DE ED. CIENCIA E TEC. DE ALAGOAS - CAMPUS PALMEIRA DOS INDIOS- Federal 642,13 (931°)
8. COLEGIO CENECISTA DE 1ª E 2ª GRAUS SANTANA IPANEMA- Privada 633,41 (1.224º)
9. INS FED DE EDUC CIENCIA E TEC DE ALAGOAS-CAMPUS MACEIO- Federal 629,10 (1.371º)
10. COLEGIO SANTA MADALENA SOFIA- Privada 626,02 (1.509°)
11. COLEGIO CRISTO REI- Privada 624,14 (1.576º)

Ranking das 10 piores

1.ESCOLA ESTADUAL DOM CONSTANTINO LUERS – Campo Alegre Estadual 376,08 (17.919º)
2.ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO FALCAO- São Miguel dos Milagres Estadual 389,36 (17.901)
3. ESCOLA ESTADUAL ANA LINS- São Miguel dos Campos- Estadual- 423,39 (17.721º)
4. ESCOLA ESTADUAL MARIO GOMES DE BARROS- Joaquim Gomes- Estadual 435,83 (17.592º)
5. ESCOLA ESTADUAL DEODORO DA FONSECA- Marechal Deodoro- Estadual 438,54 (17.544)
6. PROFESSORA MARIA MARGARIDA SILVA PUGLIESI- S.L.Quitunde - Estadual 441,20 (17.499º)
7. ESCOLA ESTADUAL PADRE CABRAL- Maceió- Estadual 442,17 (17.480º)
8. ESCOLA PROF EDUARDO DA MOTA TRIGUEIROS – Maceió - Estadual 442,45 (17.473º)
9. ESCOLA ESTADUAL PROF JOSE SENA DIAS-Piranhas- Estadual 444,60 (17.432º)
10. ESCOLA MONSENHOR CLOVIS DUARTE DE BARROS- União dos Palmares- Estadual 445,43 (17.413º)




por Redação com Agencia O Globo

Hoje comemoramos o Dia Nacional do Futebol


Muita gente não sabe, mas o esporte mais popular do país tem um dia só para ele! No ano de 1863, os representantes dos clubes de futebol ingleses, após seis reuniões na Freemason's Tavern, em Londres, fundaram o The Football Association.

A Associação redigiu um código com 13 regras que foram sendo modificadas até chegar ao número de 17.

Só em 1870 é que os times passaram a ter oficialmente 11 jogadores em campo.

A primeira partida entre seleções nacionais foi em 1872: Escócia x Inglaterra.

O jogo foi em Glasgow, na Escócia, e teve um público de 3500 espectadores, que não devem ter ficado muito satisfeitos com o resultado de 0 a 0! O futebol profissional começou em 1885 na Inglaterra.

A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) surgiu mais tarde em Paris, no dia 21 de maio de 1904.

Quatro amigos apaixonados por futebol queriam promover jogos entre os países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo.

Os tais amigos eram o editor francês Jules Rimet, o industrial gráfico francês Henry Delaunay, o banqueiro holandês C. A. W. Hirschman e o advogado francês Robert Guérin. Aliás, Guérin foi o primeiro presidente da FIFA: de 1904 a 1906.

O primeiro brasileiro a dominar a nobre arte de controlar a bola e marcar gols era quase um inglês.

Charles Miller nasceu no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses.

Aos 9 anos, seguiu para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu - e bem - a jogar futebol.

Quando desembarcou de volta ao Brasil, em 1894, Charles Miller se surpreendeu ao descobrir que ninguém praticava o esporte bretão por aqui. Sorte que trouxera duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes.

Nem é preciso dizer que o futebol tornou-se o esporte mais popular do país.

O futebol está presente mesmo nas cidades mais distantes, entre crianças da mais tenra idade: mal aprendem a andar, é comum que ganhem logo uma bola e daí já arriscam seus primeiros passes.

Crescendo neste meio onde o esporte é tão popular, é natural que surjam craques - e muitos.

Porém, poucos têm a chance de treinar em um grande clube e ficar famosos ou receber enormes salários como os que vemos na televisão.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

19 de maio se comemora o Dia Mundial de Combate às Hepatites


Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial, até doença fulminante e fatal. Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus.

"Importante lembrar esta data de combate às Hepatites, pois muitas vezes as pessoas sofrem com a doença e não estão cientes de seus sintomas.

A Hepatite A tem período de incubação curto, não cronifica, e na maioria das vezes tem evolução benigna para cura. A Hepatite B, dependendo da idade do paciente infectado, antes ou depois dos 5 anos de idade, o quadro pode evoluir para cronicidade, em percentuais que variam de 10% a 90% do casos.

Na Hepatite C, a cronificação ocorre em mais de 80% dos casos. A Hepatite D, se associada a Hepatite B, agrava o quadro clínico do paciente, com evolução mais rápida para cirrose ou câncer de fígado. E a Hepatite E pode determinar quadro grave em mulheres gestantes.

Nas hepatites A e E a transmissão é fecal-oral, ocorrida por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contato de pessoa a pessoa. As hepatites B e D podem ser transmitidas pela via sexual, pelo sangue, pelo compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear e escova de dente, após confecção de tatuagens e colocação de piercings. Também é possível ocorrer contaminação durante procedimentos cirúrgicos e odontológicos sem a adequada biosegurança. A mãe infectada pode passar para o bebê.

A principal fonte de contaminação da hepatite C na atualidade é o uso de drogas injetáveis, de forma compartilhada. Outras importantes fontes de contaminação são: a realização de transfusões de sangue sem realização de teste de detecção e o uso de instrumentos perfuro cortantes sem esterilizar (agulhas de injeção, instrumentos de manicura, pedicuro, dentista, acupuntura, tatuagens)

As hepatites podem ou não apresentar sintomas. Quando presentes, os sintomas são os seguintes: mal-estar, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, fadiga, dor nas articulações, náuseas, vômitos, coceira, desconforto abdominal na região do fígado e aversão a alguns alimentos e cigarro.

Não existe tratamento específico para a forma aguda. Se necessário, o tratamento pode ser apenas sintomático para náuseas, vômitos e prurido. Como norma geral, recomenda-se repouso. Dieta pobre em gordura e rica em carboidratos é popularmente utilizada, porém seu maior benefício é ser mais palatável para o paciente anorético. De forma prática, deve ser recomendado que o próprio paciente defina sua dieta de acordo com seu apetite e aceitação alimentar. A única restrição está relacionada à ingestão de álcool, que deve ser suspensa por seis meses, no mínimo, e preferencialmente por um ano.

Prevenção

A Hepatite A tem como medidas de prevenção os cuidados com a higiene pessoal - como lavar as mãos após ir ao banheiro, ao preparar alimentos e antes das refeições, além beber água tratada, lavar e desinfetar alimentos, como frutas e verduras, antes de serem consumidos crus.

A hepatite B tem como medidas de prevenção a vacinação, que confere imunidade efetiva em até 95% dos indivíduos jovens que recebem corretamente as três doses necessárias; o uso de preservativos nas relações sexuais; o uso das normas adequadas de biossegurança para procedimentos cirúrgicos e odontológicos; o não compartilhamento de objetos de uso pessoal e dos materiais utilizados para uso de drogas injetáveis e inaladas (canudinho, cachimbo, seringas etc).

Para a prevenção da hepatite C, utilizam-se os mesmos cuidados da hepatite B, com a diferença de não existir vacina contra esse vírus. As medidas de prevenção da hepatite D são as mesmas da B, já que esse vírus é adquirido apenas por pessoas que tiveram a B, vindo para agravá-la.

Mais informações procure um médico ou o Posto de Saúde mais próximo.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Apos fechamento das coligações Campo Alegre terá 3 candidatos


O processo das eleições 2010 já está em pleno andamento, vários candidatos já começaram a surgir em nossa cidade visando conseguir votos do eleitorado de nossa cidade.
Muitos desses candidatos são velhos conhecidos que a cada quatro anos voltam à cidade carinho posando de bons moços tentando mais numa vez enganar os eleitores com as mesmas promessas de outrora.

Desta feita o pleito oferece três nomes de candidatos da terrinha, dois para a Assembléia Legislativa, são eles Zé Roberto (PPS) e Dinda (PC do B) e mais uma vez Genaldo Gama (PTB) lançou seu nome para deputado Federal.

Existia a possibilidade de uma possível candidatura do ex-prefeito Álvaro Guimarães (PSB) que não foi concretizada. Para deputado federal Álvaro pedirá votos para o seu colega de partido Givaldo Carimbão.

Façam suas analises, os nomes são vários entre fichas sujas, taturanas, sanguessugas dentre outras desqualificações dos candidatos.




por Blog do Márcio José

sábado, 10 de julho de 2010

Hoje é o dia da pizza, vamos saber mais sobre essa deliciosa massa?


O Dia da Pizza é comemorado desde 1985. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

A pizza, no formato que conhecemos hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, foram introduzidos na culinária européia. Considerada alimento dos pobres do sul da Itália, era preparada com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX, imigrantes italianos trouxeram para a América o disco mais delicioso das mesas brasileiras. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi"s. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, em São paulo.

Existe certa polêmica acerca da origem da pizza. Embora quase todos pensem que o prato é invenção italiana, registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado.

Após aterrissar no Brasil, a pizza, alimento típico de cidades industrializadas, acompanhou as transformações pelas quais passou o país ao longo das décadas. À semelhança da miscigenação racial que caracteriza este país, as pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região brasileira.

As cidades de Nova Iorque e São Paulo se destacam quando o assunto é pizza. Embora a origem desse alimento seja européia, os verdadeiros devoradores se encontram do outro lado do oceano.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quem pode fazer parte do Bolsa Família?


As famílias com renda mensal de até R$ 140,00 ( cento e quarenta reais ) por pessoa e que fazem parte do Cadastro Único para programas sócias do governo federal podem participar do Bolsa Família.

As famílias que possuem renda mensal entre R$ 70,01 e R$ 140, 00, só ingressam no programa se possuírem crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos. Já as famílias com renda mensal de até R$ 70,00 por pessoa podem participar do Bolsa Família qualquer que seja a idade dos membros da família.

Amanhã vamos mostrar como participar do Programa Bolsa Família.




por Neilton Ferreira

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O que o Bolsa Família representa na vida dos beneficiários?


Muitos pais de família ficam se perguntando o que o Bolsa Família tem haver com a educação do meu filho?
São essas e outras duvidas que iremos esclarecer no nosso blog em matérias exclusivas para você que ainda não sabe o real valor desse benefício.

O que é o Programa Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa que transfere renda diretamente para as famílias como forma de garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde. O dinheiro desse programa pode ser usado para comprar alimentos ou para qualquer outra despesa importante para o desenvolvimento da família.

O Bolsa Família incentiva a educação das crianças e dos adolescentes do programa e a melhoria da saúde das crianças, das mulheres grávidas e mães que estão amamentando.

Os beneficiários do Bolsa Família também são atendidos por outros programas e políticas sociais do Governo Federal, como: tarifa social de energia elétrica; cursos de alfabetização, de educação de jovens e adultos e de qualificação profissional; ações de geração de trabalho e renda e da melhoria das condições de moradia; além de isenção de taxas de concursos públicos e federais.

Amanhã iremos saber mais um pouco do Programa Bolsa Família.


por Neilton Ferreira

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Equipe de programa de rádio sofre acidente na rodovia BR 101


Com a força do impacto o veículo foi jogado ao acostamento, ficando pendurado à beira de um precipício
Uma equipe do Programa Tribuna Livre, transmitido de segunda a sexta-feira na Rádio São Miguel FM, sofreu na manhã desta segunda-feira (05) um acidente no trevo de acesso a BR 101, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A equipe, que se dirigia a Rádio São Miguel FM para iniciar mais um programa, não sofreu ferimentos. “Foi só o susto, mas o veículo ficou parcialmente destruído”, fala o produtor Álvaro Guimarães Filho, que conduzia o veículo.

Além de Álvaro Filho, na unidade vinham o apresentador Márcio José, o repórter Edval Moura e o funcionário Jânio, que faz o apoio técnico do Programa. Com a força do impacto o veículo foi jogado ao acostamento, ficando pendurado à beira de um precipício.


Mais detalhes acesse: www.alagoasultimahora.com.br

por JC SMWEB com Tribuna Livre

sábado, 3 de julho de 2010

Hoje é dia de São Tomé


São Tomé era israelita e foi um dos apóstolos de Jesus. Tomé é citado pelos quatro evangelistas. Entre algumas citações, podemos destacar o relato sobre a Última Ceia onde ele faz a seguinte pergunta a Jesus: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Diz-lhe Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim.” (Jo 14,5-6).

Outro relato, bastante conhecido, foi o seu encontro com Jesus ressuscitado, quando ele reconhece Sua Divindade. É o que nos relata João no capítulo 21, versículo 2: “Oito dias depois, achavam-se os discípulos de novo dentro da casa e Tomé com eles. Jesus veio, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: “ A paz esteja convosco!”. Disse depois a Tomé: “ Põe teu dedo e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” Respondeu-lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!”.

Podemos observar que nós, muitas vezes, somos como Tomé: frágeis, inseguros, instáveis na fé. Porém, as palavras de Tomé nos chamam atenção para uma realidade importantíssima. Tomé coloca-se totalmente dependente de Jesus, na mesma condição de um escravo e seu senhor. O escravo é para seu dono uma propriedade, nada lhe pertence; nem sua vida, seu trabalho, seu tempo e nem tão pouco seus filhos. Tudo pertence ao Senhor. É dessa maneira que devemos, também nós, nos colocar diante do Senhor Jesus, como propriedades dEle, e permitir que Ele conduza nossas vidas, que Ele realmente seja nosso Caminho, Verdade e Vida.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Convenções 2010: Campo Alegre terá candidatos da terra

Como já havíamos antecipado há alguns meses o município de Campo Alegre terá candidatos nas eleições 2010. Com as convenções realizadas nesta semana os nomes convencionados são: Genaldo Gama (PTB) para deputado Federal mais uma vez, o ex-vereador Zé Roberto candidato a deputado estadual, além da possibilidade do ex-prefeito e Álvaro Guimarães que ainda negocia detalhes para sua candidatura para a Câmara Federal, e ainda Dinda do Hospital e Joãozinho Bom que também querem entrar na briga.

Mesmo com as convenções realizadas muita coisa ainda pode mudar isso por que as atas das convenções só serão entregues até o dia 05 de julho, com isso mudanças podem ocorrer nesse intervalo.

Equipe do Tribuna Livre comanda programa na ausência de Álvaro Guimarães

O programa Tribuna Livre desta quinta-feira foi ao ar com o desfalque do apresentador Álvaro Guimarães que por conta da legislação eleitoral se afastou do programa por conta da possibilidade de candidatura nas eleições 2010.

O programa que vai ao ar todas as manhãs das 07 às 10 da manhã na Rádio São Miguel FM 99,5 foi conduzido pelo radialista Márcio José com reportagens de Edival Moura e JC.

O principal assunto abordado na edição de hoje foi às convenções eleitorais que oficializaram as candidaturas para as eleições 2010 no estado de Alagoas.




por: Blog do Márcio José