quarta-feira, 31 de março de 2010

Aniversário do Golpe Militar




Na década de 60, o Brasil sofreu uma revolução radical em sua trajetória política que marcou profundamente a vida do país. O Dia 31 de Março de 1964 é o ícone dessa revolução que, capitaneada pelas Forças Armadas, depôs o Presidente da República e assumiu o governo pelos 21 anos que se seguiram.


No ano de 1961, com a renúncia do presidente Jânio Quadros, havia assumido o governo do Brasil o vice João Goulart, o Jango.

Naquela altura, ministros militares já não aceitaram a posse de Jango, um político que descendia diretamente do getulismo, mais próximo de movimentos populares e sindicalistas emergentes àquela época. Houve ali uma negociação política entre Congresso, cúpula militar e tropas legalistas, possibilitando a posse (Jango ficaria no poder de 1961 até 64).

Um movimento chamado antipopulista uniu o descontentamento das Forças Armadas e o apoio de alguns de nossos governos civis, reagindo abertamente contra medidas consideradas de caráter nacionalista anunciadas pelo presidente Jango. Entre estas medidas, as chamadas "reformas de base": reforma administrativa, fiscal, agrária, bancária.


No dia 31 de Março de 64, Jango foi deposto e Ranieri Mazzili, o presidente da Câmara dos Deputados, assumiu a presidência, no dia seguinte, 1º de abril de 64.

Líderes civis como Ulisses Guimarães e Amaral Peixoto (do Partido Democrático Social, PDS), Bilac Pinto e Pedro Aleixo (da União Democrática Nacional, UDN) protagonizaram, da parte do Congresso, tentativas de dar direção política àquela situação. Porém, à frente de fato do governo estava uma Junta Militar: general Costa e Silva (Exército), brigadeiro Correia de Melo (Aeronáutica) e vice-almirante Rademaker (Marinha).

Vários mandatos parlamentares foram cassados e, 15 dias depois, assumiu a presidência, através do Ato Institucional nº1, o primeiro dos presidentes militares, Humberto de Alencar Castelo Branco.


A década de 60 iniciou um período de grandes modificações na economia do Brasil: de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e de endividamento externo.

Os movimentos políticos e sociais dessa época foram intensos e radicais, exemplificados pela presença da censura, pela perseguição a líderes políticos, prisão e tortura (com muitos desaparecidos), pelo terrorismo e pelas guerrilhas.


Nesse longo período da nossa história, do chamado Regime Militar, o Brasil teve vários presidentes que governaram através de atos institucionais e complementares: governo Castelo Branco (1964 a 67), governo Costa e Silva (1967 a 69), Junta Militar (de agosto a outubro de 1969), governo Médici (1969 a 74), governo Geisel (1974 a 79), governo Figueiredo (1979 a 85, quando começou a transição de volta à democracia).

sábado, 27 de março de 2010

Hoje é o dia do Circo


Respeitável público, começa agora a história de um dos maiores espetáculos da Terra: o circo. Crianças e adultos ficam encantados com esse grande show, que apesar de ser milenar, até hoje atrai muita gente. Acredita-se que a origem do circo está na China, pois lá foram descobertas pinturas de cerca de 5 mil anos de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Essas acrobacias eram treinamentos para guerreiros, pois nelas eram exigidas muita força, flexibilidade e agilidade. Mas também encontramos indícios da arte circense nas pirâmides do Egito, na Grécia, na Índia e em Roma.

No ano 40 a.C foi criado o Circo Máximo de Roma, onde é hoje o Coliseu. Com mais de 87 mil lugares, o Coliseu era uma casa de espetáculos onde eram apresentados, além dos famosos gladiadores, engolidores de fogo e animais exóticos. Mas depois, o Coliseu foi transformando em uma arena de apresentação de espetáculos sangrentos, como a perseguição de cristãos por leões e animais ferozes.

Desde então, os artistas passaram a compor suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. Feiras populares também exibiam truques mágicos e habilidades como o malabarismo. No século XVII, grupos de incipientes artistas circenses percorriam a Europa fazendo exibições de destreza com cavalo e combates simulados, além de apresentações das tradicionais artes circenses como o contorcionismo e o malabarismo.

A forma como conhecemos o circo, com picadeiro e lona, de forma arredonda é a chamada forma moderna e tem origem na última década do século XVIII. Hoje em dia, além de malabarismo e contorcionismo, elementos da dança e do teatro foram incorporados ao circo.

O circo brasileiro nasceu juntamente com a imigração dos ciganos, vindos da Europa, pois foram eles que nos apresentaram as artes circenses. Mas pouco a pouco o nosso circo foi tomando um rumo próprio e isso é constatado, principalmente, na figura do nosso palhaço. O palhaço europeu é essencialmente um mímico, enquanto o brasileiro é falante e bastante humorístico.

A primeira escola de circo que se instalou no Brasil chamava-se Piolin, em São Paulo, no estádio do Pacaembu (1977). Em 1982, surgiu a Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro e jovens de todas as classes sociais têm acesso às técnicas circenses. Formados, os ex-alunos vão trabalhar nos circos brasileiros ou no exterior, ou formam grupos que se apresentam em teatros, ginásios e praças. Atualmente, a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli, os Parlapatões, Patifes e Paspalhões, a Nau de Ícaros, o Circo Mínimo, o Circo Escola Picadeiro, as Linhas Aéreas e o Teatro de Anônimo, entre outros, formam o Circo Contemporâneo Brasileiro.

Hoje será inaugurado a agência do INSS de Campo Alegre


Será inaugurada hoje 27 de março a Agência do INSS do município de Campo Alegre. A solenidade de inauguração está marcada para às 16 horas.

O ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel estará presente na solenidade dando sequência ao trabalho de interiorização do Instituto Nacional do Seguro Social.

A agência está dentro dos padrões de acessibilidade e modernidade da rede de atendimento do INSS. Além de Campo Alegre serão inauguradas também neste sábado as agências de outros quatro municípios alagoanos.

As novas unidades possuem mais espaço para os segurados, equipamentos modernos de informática, mobiliário novo, sinalização, inclusive tátil, sanitários para portadores de necessidades especiais, rampas para os cadeirantes e itens de segurança, como detectores de metais.

O prefeito Maurício Tenório estará dando as boas vindas as várias autoridades que estarão nesta importante inauguração.




por Blog do Márcio José

quinta-feira, 25 de março de 2010

Hoje é o Dia da Constituição Política do Brasil, você sabe o que é?


“A palavra constituição, envolvendo a idéia de que esta lei é a expressão da vida nacional, tem o valor de seu sentido fisiológico: é uma predicação política feita para assinalar que é uma lei adaptada à realidade social, obedecendo a fins práticos, não só originariamente inspirada em certa ordem de objetos gerais e permanentes, mas ordinariamente dominada pelo escopo de sua aplicação ao desenvolvimento evolutivo da sociedade. A política é o laço que domina o corpo da constituição e liga suas disposições entre si e sua inteligência aos movimentos da sociedade, do povo e dos fatos. Daí a supremacia, na interpretação, deste amplo e elevado sentido, sobre a inteligência expressa, isolada e lateral da lei. O desvirtuamento da palavra política, em quase toda a parte, e, assinaladamente, entre nós, faz surgir, nos espíritos certa repugnância a aceitação desta inteligência constitucional.

Quando não considerada arena de lutas pessoais, a política é tida como luta partidária, entre homens que Pleiteiam certo número de princípios teóricos. A concepção acadêmica do Governo e do Estado, fundada sobre a pressuposição de sistemas, normas e princípios permanentes, sugeriu a idéia da separação entre as regras e programas, e as realidades da sociedade, do homem e da terra. Daí a existência das políticas dos partidos, em todas as nacionalidades, e a falta da política nacional”.

O nascimento do Constitucionalismo no Brasil deu-se antes mesmo da Independência, em junho de 1822; no entanto tornou-se uma realidade somente em 1824, com a promulgação da Constituição Política do Império do Brasil. Esta foi a Carta Constitucional de maior tempo de vigência da História do Brasil, 65 anos - de 25 de março de 1824 a 24 de fevereiro de 1891.

A 28 de novembro de 1807, a comitiva da Família Real, acompanhada por mais de dez mil pessoas entre nobres, clérigos, fidalgos, funcionários públicos, entre outras categorias, embarcaram em quatorze navios rumo à América do Sul, devidamente escoltados por uma esquadra inglesa.

A partir de então, diversas ações da Coroa Portuguesa contribuíram para a evolução da sociedade brasileira, ainda incipiente. Como exemplos de incremento cultural, econômico e político, citamos: criação da Junta de Comércio, Agricultura e Navegação do Brasil; a Real Fábrica de Pólvora; a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica; fundação do Banco do Brasil (1808); surgimento de uma imprensa nacional, a Imprensa Régia, e com ela o primeiro jornal do Brasil, A Gazeta do Rio de Janeiro(14); entre outros avanços.

Assim, podemos afirmar que, ao mesmo tempo em que, permanecendo aqui, a Família Real pretendeu paralisar possíveis movimentos de emancipação política brasileiros, sua estadia aqui criou toda a estrutura política, social, econômica e cultural necessária e propícia para o desprendimento do Brasil de sua tutela. O Brasil deixava de ser uma mera colônia do sistema mercantil português para fazer parte de um liberalismo generoso, principalmente, em favor da Inglaterra.

A partir de então, a independência era cada vez mais iminente.

Em maio de 1822, a ruptura entre D. Pedro e as Cortes tornou-se mais profundo: o Príncipe Regente determinou que qualquer ordem vinda das Cortes portuguesas só poderia ser executada caso ele, D. Pedro, assinalasse o "Cumpra-se" nos decretos. "Na prática, isso significava conferir plena soberania ao Brasil”.O apoio à medida foi imediato: o Senado da Câmara do Rio de Janeiro a D. Pedro o título de Defensor Perpétuo do Brasil.

A 3 de junho de 1822, D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte. A idéia original de Gonçalves Ledo e dos liberais radicais era a de votação direta para a eleição dos constituintes. No entanto, José Bonifácio Andrada, Ministro do Reino e dos Estrangeiros, era contrário à Assembléia. Não podendo, porém, impedir sua efetivação, José Bonifácio conseguiu sua descaracterização através da instituição da votação indireta para eleição dos representantes na Constituinte.

segunda-feira, 22 de março de 2010

22 de março dia Mundial da Água


Esta data foi instituída em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco 92), no Rio de Janeiro. Visa a estimular a reflexão sobre a situação dos recursos hídricos, além de sensibilizar os mais diversos atores sociais para a elaboração de medidas práticas voltadas à solução de problemas.

A água ocupa 70% da superfície da Terra. A maior parte, 97%, é salgada. Apenas 3% do total é água doce e, desses, 0,01% vai para os rios, ficando disponível para uso. O restante está em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos. Ou seja, o que pode ser potencialmente consumido é uma pequena fração.


No Dia da Água, observe se estas atitudes já fazem parte do seu dia-a-dia.
* Fechar a torneira ao escovar os dentes e ensaboar a louça.
* Usar balde, ao invés de mangueira, para lavar o carro.
* Aproveitar a água da lavadora de roupas para limpar a calçada.
* Não jogar lixo em riachos e nascentes de rios.
* Fiscalizar a ação de indústrias que despejam seus dejetos em rios, lagos e riachos.
* Faça a sua parte e cobre das autoridades políticas públicas de saneamento, preservação e manutenção dos recursos hídricos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

A força da palavra


Quando falamos que a palavra tem poder, referimos que ela tem vibração e que se transforma em uma onda de pensamento que pode influenciar no modo de agir das pessoas.

As palavras estabelecem relações de confiança ou de ódio,portanto, quando atentos as seus reflexos, tudo ao redor recebe influência.


Quando falo, sempre comento que estou conversando com o sucesso. Na arte de viver, precisamos expandir o sucesso para a busca da felicidade.

Mas no que consiste este sucesso, buscado sem orientação ou com muita energia e pouca reflexão.

Nas vertentes deste pensamento fico a imaginar no potencial ilimitado do Homem, na Terra e o quanto ele produz todos os dias, nos diversos pontos deste planeta e questiono o sistema e a própria sabedoria para identificar o sucesso e suas palavras.

segunda-feira, 15 de março de 2010

15 de Março dia Mundial dos Direitos do Consumidor


O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. E você sabe por que esse assunto é do seu interesse? Nós vamos explicar.

Todo ser humano é um consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram apartamentos, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio.

As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador. É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor.

O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.

Mas para que todos consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem.

Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Alunos do curso de técnico hidráulico participam de aula prática no ginásio de esportes


Participantes do curso de técnico hidráulico fizeram na tarde de hoje 10, um treinamento no ginásio de esporte. Cerca de 20 alunos participam do curso oferecido pela secretaria de assistência social em parceria com o governo federal.

Os cursos são oferecidos aos beneficiários do programa bolsa família, o curso de qualificação profissional tem como meta qualificar os beneficiários para o mercado de trabalho, gerando assim mais uma fonte de renda para o mesmo.


Os cursos que a secretaria está oferecendo aos beneficiários são os seguintes:


• Cabeleireiro;
• Manicure (unhas decoradas);
• Eletricista;
• Técnico Hidráulico;
• Pedreiro.


Obs.: cada curso tem a duração de 12 dias, finalizando então todos os cursos oferecidos no dia 31 de março.




por Neilton Ferreira

terça-feira, 9 de março de 2010

Quem tem boca vai a Roma



Cerca de um mês atrás os moradores da Rua Santa Luzia reivindicavam melhoras no saneamento e rede de esgoto, parece ter dado certo. Hoje por volta das 13 horas uma equipe da prefeitura esteve ao local e logo de imediato já começou o trabalho de remoção do meio fio.

Segundo os moradores a água da chuva acumulava nas portas de quase todos os moradores, dificultando o acesso de pedestres na rua.

Se nós não chamasse a atenção talvez esse problema não estivesse sendo solucionado. “Quem tem boca vai a Roma, disse um dos moradores”



por Neilton Ferreira

segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março dia Internacinal da Mulher


A homenagem já é antiga, mas nunca na história a muher foi tão valorizada como agora. Bem preparadas e contando com uma forte intuição, as mulheres ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e na sociedade, quebrando tabus, inovando conceitos e transformando o mundo.

A origem desta data, no entanto, é controversa, já que duas versões se destacam entre outras tantas.

A primeira, e mais conhecida, afirma que a data tem origem em uma greve ocorrida no ano de 1857. Operárias de uma fábrica têxtil de Nova York reivindicavam melhores condições de trabalho. Os patrões as teriam trancado no interior da fábrica e ateado fogo no local. Segundo esta versão, 129 operárias morreram no incêndio.

A segunda versão, que tem ganhado mais força atualmente, sugere que a data surgiu em outra greve de operárias, mas no ano de 1917 em Petrogrado (São Petersburgo). Em 1975 a Assembléia Geral das Nações Unidas definiu o 08 de março como o Dia Internacional dos Direitos da Mulher.

Seja qual for a origem, a homenagem é mais do que merecida. O século que passou foi palco de inúmeras revoluções culturais, sobretudo femininas. Mas, mesmo que as mulheres tenham avançado muito na luta por seus direitos ainda há muito que conquistar.

Muito mais que igualdade, as mulheres desejam que se respeite justamente as suas diferenças. Sejam elas mães, esposas, filhas, irmãs, amigas, todas as mulheres merecem ser homenageadas. E que sejam todas tratadas com respeito e dignidade, não só neste dia, mas em todos os dias do ano.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Beneficiários do programa bolsa família participam de cursos profissionalizantes


Desde última segunda-feira, 1° os beneficiários do Programa Bolsa Família através da Secretaria de Assistência Social, participam de um dos cursos de qualificação profissional para geração de trabalho e renda.

Os beneficiários participam durante os cursos de uma espécie de treinamento para melhorar a capacidade de aprender o que os gestores de cada curso irão passar.


Os cursos que a secretaria está oferecendo aos beneficiários são os seguintes:


• Cabeleireiro;
• Manicure (unhas decoradas);
• Eletricista;
• Técnico Hidráulico;
• Pedreiro.


Obs.: cada curso tem a duração de 12 dias, finalizando então todos os cursos oferecidos no dia 31 de março.



por Neilton Ferreira

quarta-feira, 3 de março de 2010

E a política em Campo Alegre


A poucos meses das eleições que elegerão, deputados, senadores, governadores e o presidente da República Federativa do Brasil, as especulações andam a cada dia ganhando novos ingredientes e nossa cidade.
No último domingo durante a realização do bloco 40 graus estiveram lado a lado os deputados estaduais Álvaro Guimarães e Maurício Tavares. Álvaro ao que tudo indica será candidato a deputado federal pelo PSB com reais chances de eleição, já o seu companheiro irá lutar para a manutenção de sua cadeira na casa de seu parente Tavares Bastos.
Maurício Tavares hoje já conta com um grupo político formado no Distrito de Luziápolis liderado pelo ex-deputado e atual diretor financeiro da Assembleia Nailton Felizardo, vereador Dema e outros conhecidos cabos eleitorais.
Pode está pintando uma dobradinha Álvaro para federal com o apoio de Tavares, que por sua vez pode contar com o apoio de Guimarães para a eleição estadual.
Outros grupos estão se formando, outros nomes estão surgindo, em breve novidades.
Campo Alegre deve ter um candidato a deputado estadual e pode ter mais de um a deputado estadual, ta na hora de eleger quem conhece e ama nossa terra.



por Blog do Márcio José

segunda-feira, 1 de março de 2010

Bloco 40 graus arrastou uma multidão de foliões em Campo Alegre


O mais tradicional bloco de Campo Alegre Bloco 40° graus realizado neste domingo 28 de fevereiro, levou as ruas mais de 8 mil foliões de várias idades e de diversas partes do estado, que fizeram a festa na 5ª edição da festa realizada por Álvaro Guimarães, Alvinho e equipe.
A concentração e encerramento do bloco aconteceram no Clube Arcal Fest com presença de milhares de foliões, em seguida puxado pelo trio elétrico Pikapau saiu o grande arrastão pelo tradicional percurso de blocos da cidade.

O evento cotou com a participação de quatro atrações, Banda Kuarto de Empregada, Grupo IDEM, Só Swing e Aragueto, que fizeram a alegria dos foliões, que com apenas oito reis em alimentos adquiriram os abadás.
Com um forte esquema de segurança a festa aconteceu sem nenhum grande incidente para a tranqüilidade de todos que caíram na folia.
O bloco teve apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre e o prefeito Maurício Tenório, do senador Renan Calheiros, deputados Maurício Tavares e Dudu Albuquerque, Nailton Felizardo e Câmara Municipal de vereadores.


Todas as fotos estarão no www.alagoasultimahora.com.br


por Blog do Márcio José